O Governo do Estado do Ceará publicou, nesta quarta-feira (3), um chamamento público para a contratação imediata de estrutura de cinco hospitais de campanha destinadas a internamentos de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A decisão é motivada pelo agravamento da situação da pandemia, que fez o governador Camilo Santana decretar, a partir de sexta-feira (5), lockdown em Fortaleza.
De acordo com o Diário Oficial, os hospitais de campanha serão localizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Messejana, Praia do Futuro, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim.
Em Quixeramobim, o hospital de campanha funcionou em 2020 como anexo ao Hospital Regional do Sertão Central – HRSC, o que deve acontecer outra vez.
Cada hospital de campanha terá, aproximadamente, 40 leitos e equipamentos apropriados, instalação hidráulica e elétrica, bem como destinação de dejetos, banheiros, sanitários e infraestrutura de oxigênio, objetivando atender ao Plano de Contingência Pandêmico da Covid-19 durante a segunda onda, que é bastante crítica. (Com informações do Diário do Nordeste)