Governo do Ceará realiza testagem para Covid-19 em profissionais da rede estadual

Governo do Ceará realiza testagem para Covid-19 em profissionais da rede estadual.

A Secretaria de Educação do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa) e em articulação com as secretarias municipais de saúde de todos os municípios cearenses, está realizando desde o dia 21 de janeiro testagem para diagnóstico de coronavírus nos profissionais de educação da rede pública estadual.

Os testes de biologia molecular (RT-PCR) foram disponibilizados pela Sesa para os 184 municípios do Estado. A 12ª Coordenadoria Regional de Educação-CREDE, no Sertão Central, em articulação com a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde em Quixadá, e com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde em Canindé, organizaram a logística de testagem nos servidores das escolas estaduais situadas nos municípios de Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Quixadá e Quixeramobim, tudo com a importante parceria das secretarias municipais de saúde desses municípios que disponibilizaram profissionais para a realização da testagem.

Em contato com a coordenadora da 12ª Crede, Joyce Costa Gomes de Santana, verificamos que na regional estava prevista testagem para profissionais de educação de 22 escolas da rede estadual, totalizando 1081 pessoas a serem testadas.

Segundo a coordenadora, o objetivo dessa ação é proporcionar maior segurança aos profissionais da educação e alunos quando do retorno às atividades letivas de 2021.

Na manhã de hoje, o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, deu a entender que era sua gestão que estava realizando testagem em massa dos profissionais da educação e que a ação se devia ao seu “esforço”. Na verdade, conforme as informações obtidas pelo DQ, a ação é exclusiva do Estado e os profissionais do município só terão acesso aos testes que sobrarem, se acontecer. A parte que coube ao município de Quixadá foi apenas ceder profissionais de saúde para realizarem os testes e, mesmo assim, com dificuldade, pois a ação do Estado em Quixadá deveria ter começado na semana passada. O atraso se deveu à dificuldade da prefeitura para ceder os profissionais para testar.


Compartilha:

Veja Mais