Fortaleza vai adotar modelo quixadaense de atendimentos via videochamada de pacientes

Fortaleza vai adotar modelo de Quixadá de atendimentos via videochamada de pacientes.

A prefeitura de Fortaleza vai adotar um serviço que já está aperfeiçoado em Quixadá, no Sertão Central, no combate ao novo coronavírus. Na próxima segunda-feira, 15, conforme o prefeito Roberto Cláudio, vai começar na capital o programa de teleatendimento por videochamada entre pacientes com suspeita de Covid-19 e profissionais de postos de saúde da Capital.

O teleatendimento já funciona em Quixadá desde o mês de abril e, na avaliação dos profissionais de saúde da linha de frente do combate ao vírus, tem sido muito útil para diagnosticar precocemente pacientes, realizar avaliações clínicas e intervenções médicas necessárias.

Em Quixadá, a trajetória vitoriosa da maior parte dos mais de 850 pacientes que conseguiram se recuperar da covid-19 começou com um telefonema. Um profissional de saúde realiza avaliação preliminar e, em seguida, fornece orientações e agenda uma visita domiciliar. O paciente recebe a visita de profissionais de enfermagem equipados com smartphones que são úteis na hora de fazer o contato do paciente com um dos médicos do município. A enfermeira já leva consigo medicamentos que costumam ser prescritos pelos médicos, e quando este é o caso, ela faz a entrega ali mesmo, após emissão de receita digital do médico.

Todos os que são visitados, mesmo aqueles que estão assintomáticos, recebem determinação para observar quarentena e passam a ter a evolução do seu quadro de saúde acompanhada diariamente. Atualmente, 90 visitas diárias em média são feitas pelas equipes a esses pacientes. Foi a partir deste sistema de acompanhamento, precedido por contato telefônico e virtual com os médicos, que muitas internações foram feitas e se permitiu aos doentes ter a sua recuperação.

De fato, a Unidade Covid exclusiva de Quixadá já conseguiu evitar que mais de 100 pacientes tivessem que ser levados para enfermarias do Hospital Regional, promovendo a sua recuperação localmente. O serviço é encarado com respeito pelo Estado do Ceará, que o vê como referência na região. De fato, vários municípios já internaram pacientes em Quixadá neste período de pandemia e, mesmo sob chuva de críticas de militantes políticos, o município vai fazendo escola e servido de modelo até para Fortaleza.


Compartilha:

Veja Mais