O ex-vereador, ex-secretário da gestão João da Sapataria e, atualmente, um dos maiores aliados do médico Ricardo Silveira e correligionário no PSD, Eleri Matuto teve seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.
O juiz da 6ª Zona Eleitoral, Dr. Welithon Alves de Mesquita, vetou a participação de Eleri Matuto nas eleições de 2020 após constatar que o postulante é ficha suja, isto é, tem condenação por ato de improbidade administrativa praticado com dolo, causando prejuízo ao erário público, e contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
“Houve o cometimento de ato de improbidade administrativa doloso, porque a não apresentação de justificativas sobre a ausência de documentos bancários aptos para ratificar o saldo das contas […] no valor total de R$
520.447,39, constitui ato de ilegalidade qualificada em descumprir as normas de gestão”, afirma o magistrado.
O juiz, então, faz a afirmação mais dura da sentença sobre as contas de Eleri Matuto: “Pode ter ocorrido malversação de dinheiro público. […] Aqui o fato […] envolve cifra de mais de meio milhão de reais.”
“Até a presente data, não houve pedido de reconsideração, não houve apresentação de justificativas plausíveis, não houve ressarcimento ao Erário, não houve adesão à Refis, nada”, anota o juiz. Em seguida, o magistrado analisa que dificilmente haverá ressarcimento aos cofres públicos.
“Conclui-se que houve dano ao erário, possivelmente enriquecimento ilícito, e ilegalidade qualificada em descumprir as normas de gestão, de sorte que a irregularidade configura o ato doloso de improbidade administrativa insanável”, finaliza a sentença que indefere a candidatura de Eleri Matuto.
Curiosamente, Eleri é um dos maiores críticos de Ilário Marques (PT) e uma das figuras que mais atribuem ao atual prefeito a pecha de ficha suja. Marques, porém, foi reconhecido como ficha limpa e teve candidatura aprovada pela Justiça Eleitoral. Agora, Eleri – cotado para ser secretário numa eventual gestão de Ricardo Silveira – vê voltar-se contra ele mesmo o carimbo que sempre insistiu em colocar no adversário: é ficha suja!