“Era tão extenso, acredito que atingiu várias localidades”, diz comandante dos Bombeiros sobre incêndio em Quixadá

“Era tão extenso, acredito que atingiu várias localidades”, diz comandante dos Bombeiros sobre incêndio em Quixadá.

O subtenente Almeida, comandante da guarnição da 4ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, localizada em Quixeramobim, comentou sobre a extensão do incêndio que se alastrou pela Serra do Estevão, em Quixadá, na tarde deste sábado (10).

“Era tão extenso, acredito que atingiu várias localidades”, explica. Mas confirma que as chamas foram debeladas após três horas de trabalho da equipe de bombeiros: “Apesar da situação muito crítica, atingiu uma área muito grande, já tinha queimado muita coisa, mata típica da região, mas até onde deu pra gente atuar, perto das residências, às margens da rodovia, a gente fez todo o esforço pra que deixasse essas pessoas tranquilas. Até onde a equipe tinha visibilidade do fogo, as chamas foram debeladas. Devido à fumaça, por ser região montanhosa, ainda pode haver focos de incêndio.”

As chamas destruíram mata típica da região e se aproximaram de residências, mas, segundo o Corpo de Bombeiros, não há registro de animais ou pessoas feridas. Mais cedo, porém, circularam áudios de moradores locais que teriam sentido falta de rebanhos inteiros de animais. Pelo menos uma moradora relatou que um rebanho de 40 ovelhas estaria perdido.

Os Bombeiros foram acionados por volta de 12h30 e realizaram o trabalho no local por cerca de três horas, debelando as chamas por volta de 15h50. Duas equipes foram ao local com um caminhão de combate ao fogo e uma viatura de apoio.

Moradores suspeitam que as chamas começara com a prática da chamada “broca” ou “coivara”, quando se ateia fogo em galhos e troncos indesejados para “limpar” uma área inteira.

Um quartel do Corpo de Bombeiros está sendo construído em Quixadá pelo Governo do Estado e está em fase final. A equipe que vai atuar no local já foi decidida pelo governo e uma parceria com a prefeitura local vai garantir a mobília e outros utensílios para manutenção diária do quartel.


Compartilha:

Veja Mais