O Brasil tem mais de 2 mil instituições de ensino superior, mas só 35 delas conseguiram atingir o conceito máximo do Índice Geral de Cursos (IGC), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã desta terça-feira (18). Por outro lado, 278 faculdades privadas ficaram com conceitos abaixo do limite de qualidade estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).
O IGC, assim como os demais indicadores do Sinaes, classifica as instituições, cursos e estudantes universitários em uma escala de 1 a 5, sendo que a nota máxima é 5 e as notas 1 e 2 são consideradas “insuficientes”.
O índice é divulgado anualmente, mas é composto pela média de outros indicadores aplicados nos três anos anteriores.
O Centro Universitário Católica de Quixadá, maior estabelecimento superior privado de ensino na Terra dos Monólitos, recebeu nota 3 no IGC. Trata-se de uma avaliação positiva para a instituição, que fica no mesmo patamar de outras instituições de renome do Estado, tais como Unifor e UECE, que também receberam nota 3. Além disso, de acordo com o vice-reitor da instituição, o advogado Renato Moreira, a Unicatólica ficou em segundo lugar no Ceará, quanto aos resultados, e em 15° lugar no Nordeste, um feito sem dúvida digno de realce.
CLIQUE AQUI E SIGA O DIÁRIO DE QUIXADÁ NO INSTAGRAM