Diocese de Quixadá nega que prédio da antiga maternidade foi vendido e chama de “sensacionalistas” notícias sobre demolição

Dom Ângelo Pignoli, na abertura do triênio em preparação aos 50 anos da Diocese de Quixadá. (Foto: Diocese de Quixadá)

O advogado da Diocese de Quixadá, Dr. Reginaldo Barbosa, enviou ao DQ, na tarde desta sexta-feira, 04, uma nota de esclarecimento sobre a situação do prédio que abrigou a antiga maternidade do município.

A nota da Diocese é assinada pelo Chanceler do Bispado e Ecônomo Administrador da Cúria Diocesana, Padre Pablo Nogueira Anselmo. Segundo o clérigo, alguns meios de comunicação estão divulgando “falsas verdades” sobre o assunto.

Foto antiga do prédio que serviu como Hospital Maternidade de Quixadá.

Na nota, a Diocese diz que “até a presente data não existe nenhum tipo de negociação” sobre o imóvel, ou seja, o prédio não teria sido vendido pelo Bispo Dom Ângelo Pignoli, como está sendo especulado. Afirma também que “partes da estrutura já ruíram, tendo sido o prédio saqueado: foram retiradas portas, janelas, telhado, etc.”

A manutenção do imóvel, segundo a nota, demandaria recursos financeiros dos quais a Diocese não teria como dispôr sem o custo de comprometer sua missão principal, que é evangelizar. “Todo o trabalho de limpeza da área, tem como intuito maior, garantir a segurança e a saúde pública”, afirma a nota.

Ainda há o esclarecimento de que todos os procedimentos que estão sendo adotados em relação ao imóvel foi discutido em audiência com o Secretário de Cultura de Quixadá, Audênio Moraes, e com representantes da Associação dos filhos e Amigos de Quixadá (AFAQ), Maria Prima, Júnior Capistrano e Joaquim Neto. Após as deliberações, ficou acertado que a fachada do prédio seria preservada, conforme determina a Lei.

A Diocese também afirma que o Ministério Público do Ceará foi informado acerca dos procedimentos em relação ao prédio antigo.

“Qualquer notícia diferente do que aqui se expõe não passa de mero sensacionalismo, com o único interesse de atacar e tentar macular a imagem de pessoas íntegras, probas e cumpridoras de suas obrigações”, finaliza a nota.

O DQ já havia apurado que partes internas do prédio serão demolidas, mas que a fachada e a capela serão preservadas.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS VANTAGENS DO LOTEAMENTO BAVIERA II

Na última quarta-feira, 02, o médico Everardo Silveira formalizou uma denúncia junto à prefeitura do município pedindo que esta utilize seu poder de polícia para embargar a demolição de qualquer parte da estrutura do prédio.

Localizado na Travessa Tiradentes, Centro da cidade, o prédio é tombado como patrimônio histórico e cultural de Quixadá.

A prefeitura de Quixadá, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o assunto, limitando-se apenas a informar ao DQ que a orientação oficial é pelo apego ao cumprimento da Lei.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA DIOCESE:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Diocese de Quixadá, em face de “falsas verdades” veiculadas em alguns meios de comunicação, vem prestar esclarecimentos à população quixadaense acerca do prédio da antiga maternidade.

1 – O prédio onde funcionou a Maternidade Jesus, Maria, José, desde quando foram construídas as novas instalações, há aproximadamente 25 anos, deixou de ser utilizado, estando o mesmo em estado avançado de deterioração;

2 – Partes da estrutura já ruíram, tendo sido o prédio saqueado: foram retiradas portas, janelas, telhado, etc;

3 – A manutenção daquele prédio seria algo extremamente dispendioso, de custo elevadíssimo, verba da qual a Diocese não dispõe. Para manter tal estrutura, teríamos que deixar de cumprir nosso papel primordial: evangelizar, e fazer caridade;

4 – Todo o trabalho de limpeza da área, tem como intuito maior, garantir a segurança e a saúde pública;

5 – Tudo está sendo realizado dentro da mais perfeita ordem e legalidade, inclusive com alvarás que nos ampara frente aos órgãos públicos;

6 – Em reunião com o Secretario de Cultura de Quixadá (Sr. Audênio Moraes), com representantes da AFAQ -Associação dos filhos e amigos de Quixadá (Sra. Maria Prima e Srs. Júnior Capistrano e Joaquim Neto), ficou acertado que a fachada do prédio seria preservada, conforme determina a Lei, e que a Secretaria com a AFAQ iriam buscar recursos para fazer toda a parte de escoramento e restauro, reunião esta registrada em ata e assinada pelos presentes;

7 – Após a citada reunião a Diocese de Quixadá, através dos seus representantes, foram até o membro do Ministério Público, Dr. Marcelo, para deixar aquele órgão ciente do que estava ocorrendo e das providências que haviam sido tomadas;

8 – Por fim, esclarece que o imóvel pertence à Diocese de Quixadá e até a presente data não existe nenhum tipo de negociação.

A Diocese de Quixadá, reitera seu compromisso com a comunidade, pelo bem servir aos interesses cristãos e respeito às normas que regem a boa convivência.

Qualquer notícia diferente do que aqui se expõe não passa de mero sensacionalismo, com o único interesse de atacar e tentar macular a imagem de pessoas íntegras, probas e cumpridoras de suas obrigações.

Pe. Pablo Nogueira Anselmo

Chanceler do Bispado e Ecônomo Administrador da Cúria Diocesana.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO SORTEIO DE CORTESIAS

Compartilha:

Veja Mais