Coronel da PM e Delegado de Polícia Civil visitam obras da base da CIOPAER em Quixadá

Autoridades de segurança visitam obras da Ciopaer em Quixadá.

Na manhã desta sexta-feira, 02, o Coronel Calixto, Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, o Delegado de Polícia Civil, Dr. Marcus Damasceno, e o Secretário da Cidadania, Segurança e Serviços Públicos, Higo Carlos, visitaram as obras da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em construção no município de Quixadá, no Sertão Central.

De acordo com o Sr. Helder, engenheiro responsável pela obra, a estrutura contará com sala de manutenção, sala operacional, sala para serviço aero-médico, alojamentos masculino e feminino, sala de armas, sala para embarque e desembarque de autoridades e refeitório.

Autoridades de segurança visitam obras da Ciopaer em Quixadá.

“A base do CIOPAER em Quixadá vai garantir maior segurança para a região. Vamos ter uma aeronave para atender as ocorrências com maior agilidade”, disse Dr. Marcus.

Para o secretário da Cidadania e Segurança do município de Quixadá, Higo Carlos, a chegada da CIOPAER em Quixadá vai assegurar maior proteção à população, com resposta em tempo reduzido nos trabalhos da polícia e nas ocorrências emergenciais.

“Quixadá e toda região vai contar com mais um equipamento de segurança. A aeronave da CIOPAER vai permitir atender as ocorrências com mais rapidez e fortalecer as ações do trabalho da policia militar no Sertão Central”, afirmou o Coronel Calixto.

HELICÓPTEROS 

Foram adquiridos dois helicópteros modelo H135helionix da empresa franco-alemã Airbus.

Foram adquiridos dois helicópteros modelo H135helionix da empresa franco-alemã Airbus. As duas aeronaves que já estão no Ceará são as primeiras desse modelo a operar no Brasil. Uma delas ficará na base em Quixadá.

O H135helionix possui piloto automático de quatro eixos, que possibilita que o equipamento fique parado no ar sozinho, sem auxílio do piloto. Em comparação com as aeronaves que operam atualmente na Ciopaer, os novos helicópteros podem levantar voo com 80 a 100 kg a mais de peso e têm 20 minutos a mais de autonomia de voo. Os instrumentos de navegação e de gerenciamento da aeronave são mais modernos. Além de virem com configuração para multimissão, com a possibilidade de ser uma UTI aérea.

Os dois helicópteros ampliarão o raio de ação da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas  (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O tempo de resposta para qualquer ponto do Estado será otimizado para, no máximo, 40 minutos. O benefício não se restringe ao apoio aéreo para as ações de segurança pública, em operações de saturação e perseguições; mas também no combate a incêndios florestais e serviços aeromédicos, como o socorro a vítimas de acidentes e afogamentos – tanto no litoral como em açudes -, e para o transplante de órgãos, em que o Ceará é referência no Brasil.

A aquisição das aeronaves passou por estudos e avaliações técnicas e jurídicas, por parte de todos os órgãos envolvidos no processo, sob supervisão e orientação da Procuradoria Geral do Estado. A fabricante é a mesma que equipa toda a frota da Ciopaer, o que implica em aproveitamento de know how e de logísitica de manutenção, bem como atesta a qualidade de operação inclusive durante a noite, mantendo em 24 horas a capacidade de atuação aérea da segurança pública cearense.


Compartilha:

Veja Mais