Contra avanço do coronavírus em Quixadá, abandone a academia por um mês!

Contra avanço do coronavírus em Quixadá, abandone a academia por um mês!

Quixadá inteiro está se mobilizando para frear o avanço do coronavírus. A fase em que medidas duras de prevenção devem ser adotadas é esta mesmo, antes que o vírus se multiplique de forma avassaladora entre nós. Especialistas avisam que sua fase de maior incidência se dará em duas ou três semanas. Agora é o momento de prevenção.

Em todo o mundo, a forma mais eficaz de conter a velocidade de transmissão do coronavírus é o “distanciamento social”. Ou seja: se você puder, fique em casa e siga as recomendações de higiene dadas pelas autoridades de saúde.

Escolas públicas e privadas, universidades e escolas técnicas já suspenderam aulas presenciais em Quixadá. Em nosso editorial desta terça-feira, 17, apontamos para o perigo de deixar que bares, restaurantes e igrejas se tornem motores de propagação do Covid-19.

Agora, incentivados por nossos leitores, fazemos mais uma recomendação: para frear o avanço do vírus, abandonem as academias por um mês!

Pensem nisto: academias são locais potencialmente ideais para propagação do Covid-19. Espaços fechados, presença de muitos alunos, esforço físico, respiração ofegante, proximidade com outras pessoas. Alunos utilizam os mesmos equipamentos seguidamente, sem parar. Por mais que exista um esforço pela higienização, todos sabem que não é possível garantir com total eficácia o não compartilhamento de líquidos corporais neste ambiente.

“Qualquer lugar em que exista uma aglomeração de pessoas e não seja ventilado pode facilitar a contaminação”, diz Paulo Olzon, clínico e infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). “Claro que tem academia com menos pessoas, mas lá tem tanto vírus quanto os teatros e cinemas que estamos fechando.”

“Mesmo que se passe álcool toda hora nos aparelhos e lave as mãos, é mais fácil ser contaminado”, diz João Prats, infectologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Evite as academias e qualquer evento que envolva aglomeração de pessoas principalmente se você tem sintomas de gripe, mesmo que em fase inicial.  A Organização Mundial da Saúde já informou que os infectados não diagnosticados, e com sintomas leves do vírus, são os maiores responsáveis por disseminar a epidemia.

Na verdade, o cenário ideal era que os proprietários das academias adotassem a postura responsável de fechar seus estabelecimentos por pelo menos um mês. Os prejuízos são recuperáveis. A tragédia humana em virtude da ausência de bom senso, não.


Compartilha:

Veja Mais