Começa em Quixadá instalação de torres para abrigar câmeras de vigilância

Trabalhadores preparam base para a instalação de uma das torres de monitoramento que serão instaladas em Quixadá.

O município de Quixadá ganhará um importante item de segurança pública: câmeras de vigilância de alta tecnologia serão instaladas em pontos estratégicos da cidade nos próximos dias.

A preparação dos locais que receberão as torres que vão abrigar as câmeras já começou. Uma delas ficará no cruzamento da Avenida Joaquim Gomes da Silva com a Rua José de Queiroz Pessoa, bem ao lado da Faculdade de Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc). Do local será possível monitorar toda a área que envolve o Ginásio Gonzaga Mota e a Maternidade Jesus Maria e José, assim como quase toda a extensão das duas principais vias de tráfego.

De acordo com o prefeito Ilário Marques, inicialmente serão instaladas oito torres de vigilância , bem como uma central de monitoramento. Os recursos são do Governo do Estado, que vai investir R$ 19 milhões para montar sistemas de vigilância em 38 municípios. “O mais caro é essa parte inicial, com instalação da central de controle e comando”, disse Ilário. “A ideia é, a partir deste início, expandirmos o sistema de vigilância utilizando recursos próprios”, enfatiza.

Não está descartada a possibilidade de integrar as câmeras de vigilância dos estabelecimentos particulares ao sistema de vigilância público, aumentando exponencialmente a abrangência do monitoramento.

A iniciativa será capaz de registrar possíveis acidentes de trânsito, tentativas de invasão a residências e estabelecimentos comerciais, fuga de bandidos após assaltos e outras ações delituosas, facilitando as atividades de reação das forças de segurança e, efetivamente, inibindo o crime. As gravações terão peso de prova em eventuais ações na Justiça contra criminosos.


Compartilha:

Veja Mais