Combate ao Vírus: Ilário Marques anuncia fiscalização mais intensa de violações da quarentena

Combate ao Vírus: Ilário Marques anuncia fiscalização mais intensa de violações da quarentena.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, informou, nesta quarta-feira, 06, que diante do avanço da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, será necessário endurecer as medidas de isolamento social. O gestor disse que a fiscalização de violações aos decretos do Estado e do Município serão intensificadas nos próximos dias.

Apesar das mídias de oposição ao governo municipal, tais como as rádios e o blog da família do médico Ricardo Silveira apresentarem isso como perseguição a comerciantes e ambulantes, os técnicos e gestores sérios em todo o mundo veem no isolamento social a medida mais importante de contenção do avanço do vírus. O momento não é para fazer política com o vírus e a vida das pessoas, mas para assumir a postura que for necessária para salvar o maior número possível de vidas.

Com isto em mente, Ilário Marques disse que, apesar dos esforços do município para preparar uma unidade com respiradores e equipamentos para entubação temporária, “precisamos fazer com que as contaminações caiam, porque trabalhamos com a ideia de que temos limites de equipamentos e de pessoal”. Essa é, na verdade, a realidade em todos os países. Quanto maior o número de contaminados, mais os serviços de saúde são demandados e, muitas vezes, colapsam.

“Isso [baixar o número de infecções] só pode ser feito com o cumprimento das recomendações que são feitas através dos decretos, não por vontade do prefeito, não por vontade do governador, mas por recomendação científica, técnica, de pessoas que entendem deste assunto”, disse o gestor, apelando para a compreensão de todos os cidadãos.

Ilário revelou que 72 pessoas estão sob monitoramento domiciliar, com forte suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Embora essas pessoas não tenham sintomas graves, a qualquer momento elas podem desenvolvê-los e precisar de internação. “Meus queridos amigos, é uma situação grave. Precisamos voltar todas as nossas energias, todos os nossos compromissos pessoais, individuais, para cumprir os decretos”, disse.

Ilário também destacou que não há necessidade de novos decretos em Quixadá, mas de cumprir com os que já existem. Informou que a prefeitura está adotando medidas judiciais contra a Caixa Econômica, para que ela tome providências para evitar filas gigantes. Sobre o funcionamento do comércio não essencial, o prefeito garantiu que a fiscalização será intensificada. É sabido por todos que muitas lojas que vendem produtos não essenciais estão com as portas semi-abertas, mas continuam funcionando normalmente.

A partir da sexta-feira, dia 08, a fiscalização sobre estes estabelecimentos será mais rígida, com multas, suspensão de alvarás e, se preciso, uso de força policial. “Só uma ação conjunta, coletiva, de todos, pode nos ajudar a ter êxito nessa luta. Por favor, nos ajudem”, disse o prefeito.

“Não é por vontade nossa. Ficamos até constrangidos. Mas é uma necessidade de saúde para proteger a vida de todos”, finalizou o gestor.

Nesta quarta-feira, o boletim epidemiológico aponta que Quixadá possui 77 casos confirmados de covid-19.


Compartilha:

Veja Mais