No dia 22 de dezembro de 2017, a prefeitura de Quixadá realizou o sorteio de 1.454 casas do programa Minha Casa Minha Vida, que hoje dão forma ao Residencial Rachel de Queiroz, um Bairro novo na cidade que dispõe de vários equipamentos públicos: uma creche, um CRAS, duas escolas, quatro quadras poliesportivas e nove praças, um investimento de mais de 100 milhões de reais.
Nesta segunda-feira, 22, completa-se um mês desde que o sorteio foi realizado. Todos os contemplados, porém, permanecem aguardando a conclusão de procedimentos burocráticos para, finalmente, tomar posse do imóvel. Uma das medidas mais importantes antes da posse é a preparação das escrituras públicas de cada casa.
No último sábado, 20, o Deputado Estadual Osmar Baquit revelou uma informação que explica, em parte, a demora para que os sorteados tenham, finalmente, autorização para entrar nos imóveis. Em entrevista concedida ao programa Quixadá em Destaque, da Rádio Cultura FM, Osmar disse que o cartório responsável pela escrituração das casas está cobrando cinco vezes mais que o normal para realizar o procedimento, criando um impasse que ainda está para ser resolvido.
“Tudo isso independe da prefeitura, independe do Banco do Brasil. É uma negociação do Governo Federal com o cartório. Eu, se fosse o governo federal, já teria entrado na justiça contra esse cartório para fazer valer o direito dos mais pobres, dos mais humildes”, disse Osmar.
Clique aqui e confira lista com o nome dos sorteados