CANCELADO: Para realizar carnaval em 2018, Choró contou com o ovo no interior da galinha, mas o ovo não saiu

Choró cancela carnaval das águas de 2018.

A realização do evento de carnaval, ainda mais em tempos de crise financeira e prolongada estiagem, deve ser encarada como ação complementar, que deve acontecer apenas quando o município é suficientemente organizado, bem administrado e se mostra capaz de executar a festa sem, contudo, comprometer uma agenda de prioridades responsavelmente estabelecidas.

Este, ao que parece, não é o caso de Choró, no Sertão Central. O prefeito Marcondes Jucá determinou, nesta semana, o cancelamento do “Carnaval das Águas”, antes anunciado com vigor pela administração, que chegou, inclusive, a divulgar atrações e o engajamento dos comerciantes locais.

A explicação dada pelos assessores do gestor é que, em reunião com o Secretário Chefe da Casa Civil do Ceará, Nelson Martins, realizada também nesta semana, a gestão tomou ciência de um decreto que, segundo informaram, ainda será editado pelo governo estadual, proibindo liberação de recursos para realização de carnaval nos municípios em 2018.

Com isto, duas coisas restam expostas:

1 – O município de Choró não estava, de fato, preparado para realizar o “Carnaval das Águas”, mas dependia completamente da ajuda do governo. Quem imaginou que a gestão de Marcondes Jucá havia conseguido recuperar o município a ponto de torná-lo capaz de realizar ações complementares, tais como a recuperação do tradicional “Carnaval das Águas”, agora sabe que isto não é verdade e que o governo tentou dar um passo maior do que as próprias pernas.

2 – A prefeitura de Choró, que chegou a realizar reuniões com comerciantes e barraqueiros, e até anunciou algumas atrações, estava, na verdade, contando com o ovo no interior da galinha. Se o ponto determinante era, não o preparo da gestão municipal, mas os recursos do governo do Estado, quem realizaria o carnaval, de fato, seria o governo, e não a gestão de Choró. Obviamente, não houve planejamento adequado.

Em 2018, o Diário de Quixadá acompanhará mais de perto a situação dos municípios vizinhos, tais como Choró, objetivando contribuir para o debate saudável da realidade. Acompanhe nossa página no Facebook para se manter informado sobre seu município. Participe sugerindo pautas.


Compartilha:

Veja Mais