A partir do dia 7 de novembro, o campus de Quixadá do IFCE realizará o Curso de Formação Continuada (FIC) de Libras em Saúde. As aulas serão ministradas pelo professor Alysson Saraiva sempre às quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, no próprio campus. O curso será dividido em dois módulos.
São 30 vagas (sendo 25 para a comunidade externa e 5 para o servidores do campus), cujos requisitos a cumprir são: ser profissional ou estudante (de cursos de nível superior) de áreas da saúde.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, neste link. A confirmação de matrícula será feita com a entrega da documentação no Napne, pelo aluno, até o dia 4 de novembro, e o resultado dos selecionados será divulgado no dia 5 de novembro, no portal do IFCE.
O professor Alysson explica que o curso irá capacitar profissionais de saúde para que eles possam atender aos surdos de modo adequado, com capacidade de se comunicar, e também conhecer a cultura surda, “a maioria dos profissionais de saúde não sabe Libras, o que dificulta o atendimento médico”.
O decreto 5.626, de 2005, determina que o “atendimento às pessoas surdas ou com deficiência auditiva na rede de serviços do SUS e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde (seja feito) por profissionais capacitados para o uso de Libras ou para sua tradução e interpretação”. Além disso, o decreto prevê também o apoio à capacitação e formação de profissionais da rede de serviços do SUS para o uso de Libras e sua tradução e interpretação.
Confira o edital completo aqui
Documentos (para matrícula):
– Foto 3×4
– Documento de identificação com foto (original e cópia)
– CPF (original e cópia)
– Comprovante de endereço com CEP (original e cópia)
– Comprovante de escolaridade (certificado ou diploma de conclusão de curso na área de saúde ou declaração de que está cursando, ou certificado de conclusão do Ensino Médio)