Nos últimos seis meses, o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, conversou diversas vezes com representantes de um grupo empresarial de Sevilha, na Espanha, sobre a viabilidade da instalação, neste município, de uma usina de energia solar.
As conversas tiveram êxito e o grupo assinou, nesta semana, o protocolo para instalação de uma unidade no Sertão Central com capacidade para gerar 2,2 GW.
A usina vai ser instalada em áreas da Zona Rural, no distrito de Cipó dos Anjos, abrangendo ainda partes do município de Ibicuitinga.
O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, confirmou a assinatura do protocolo. O investimento está estimado em R$ 7,4 bilhões, podendo se tornar a maior do mundo.
Proprietários de terras, fazendas e sítios na região estão contentes com a decisão pela instalação da usina. Eles receberão dinheiro em troca do uso dos espaços para acomodar os painéis solares. Tanto durante a instalação quanto após, o empreendimento vai gerar dezenas de empregos e criar novos nichos de exploração econômica.