Após notificação da prefeitura, empresas começam retirada de antenas da Pedra do Cruzeiro

Após notificação da prefeitura, empresas começam retirada de antenas da Pedra do Cruzeiro. (Foto: Jândreson Gomes)

A prefeitura de Quixadá notificou, através da Agência de Fiscalização (Agefisq), todas as empresas que possuem antenas sobre a Pedra do Cruzeiro, determinando sua retirada. O uso destes equipamentos ali viola legislação municipal.

Junto com as notificações, a Agefisq seguiu orientação do prefeito Ilário Marques e ofereceu prorrogação de prazo, visando dar condições para que as empresas removam seus equipamentos sem prejudicar a rede de serviços de internet, telefonia e rádio que elas oferecem.

Inicialmente, não houve resposta às notificações. A prefeitura, a partir daí, procedeu com multas contra estas empresas. Elas finalmente decidiram pela retirada dos equipamentos e solicitaram prazo de prorrogação para executar o serviço.

Na semana passada, a empresa Brisanet, provedora de internet, realizou a retirada dos seus equipamentos. As demais empresas já manifestaram intenção de fazer o mesmo no prazo da prorrogação, que é de 90 dias.

De acordo com a prefeitura, quando o prazo da prorrogação acabar, a própria prefeitura poderá retirar, à revelia dos proprietários, todos os equipamentos que estão sob a Pedra do Cruzeiro. Os equipamentos ficarão retidos até que as empresas paguem multas pela remoção feita pelo poder público.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Pedro Baquit, “a intenção é revitalizar e devolver à história o verdadeiro e autêntico ponto turístico, símbolo da cidade, símbolo da fé e que, com cuidados e investimentos previstos, fomentará ainda mais o turismo no município.”

A ideia dos gestores é que, quando estiver livre das antenas irregulares, o Cruzeiro instalado na rocha receba novas adequações e melhorias, e o trajeto até ele seja iluminado, com áreas especiais para receber visitantes.


Compartilha:

Veja Mais