Agentes Comunitárias de Saúde ainda não foram vacinadas contra a Covid-19 em Quixadá

Agentes de saúde ainda não foram vacinadas contra a Covid-19 em Quixadá. (Foto: Meramente ilustrativa)

A prefeitura de Quixadá afirma ter vacinado, até este sábado (30), 422 pessoas. O ritmo lento das aplicações parece ter melhorado após uma enxurrada de cobranças nas redes sociais. De sexta para sábado foram vacinadas 115 pessoas, um avanço significativo em comparação com os quatro dias anteriores, quando apenas 31 pessoas receberam o imunizante.

Ainda assim, Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) disseram ao DQ que nenhuma delas foi vacinada até este sábado (30), exceto uma aposentada, durante a cerimônia de vacinação no primeiro dia em que as vacinas chegaram.  “Já são mais de 10 dias da vacina em Quixadá sem que as ACS tenham recebido qualquer dose”, diz uma delas.

Elas reclamam da demora para a vacinação da categoria. Dizem que lidam diretamente com os pacientes e fazem a ponte entre eles e o sistema de saúde local. Alegam que outras pessoas com menos prioridade estão recebendo as doses. Uma delas afirma que até mesmo funcionários de clínicas particulares foram beneficiados, enquanto elas ficaram para trás, embora estejam na linha de frente do combate ao vírus.

O Ministério Público do Ceará investiga o processo de vacinação em Quixadá e deve, em hora apropriada, apontar a existência das irregularidades, caso sejam confirmadas.

“Tem várias pessoas dentro do Eudásio Barroso sem ser vacinadas”, reclama uma das ACS. Ela não quer ser identificada, pois teme represálias.


Compartilha:

Veja Mais