Academias em Quixadá estão autorizadas a reabrir seguindo protocolo sanitário; conheça as regras

Academias em Quixadá estão autorizadas a reabrir seguindo protocolo sanitário.

A prefeitura de Quixadá manteve na semana passada reuniões com proprietários de academias no município. O objetivo foi acordar medidas sanitárias a serem observadas pelos estabelecimentos para a concessão de autorização para reabertura. Aquelas que se adequarem poderão reabrir após passarem por vistoria da Agência de Fiscalização de Quixadá (Agefisq).

A agilização da reabertura responsável das academias neste momento foi uma orientação do prefeito Ilário Marques, considerando o cenário epidemiológico do município junto à Secretaria de Saúde. A partir daí, o vereador João Luiz (Janjão) ajudou na articulação e formalização dos processos para reabertura do setor.

Protocolo

O protocolo acordado entre empresários e a prefeitura prevê várias medidas de segurança obrigatórias para a continuidade do combate ao coronavírus no ambiente de funcionamento das academias.

A reabertura se dará com 20% da capacidade total da academia em cada horário de funcionamento. A proposta é que cada aluno disponha, individualmente, de um espaço quatro metros quadrados da área útil da academia, respeitando o distanciamento orientado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A evolução dos percentuais de ocupação será avaliada quinzenalmente, considerando a situação epidemiológica do município e os critérios determinados por decretos municipais e estaduais que tratam dos avanços das diversas fases de retomada das atividades econômica.

Todos os que se enquadram no grupo de risco da covid-19 deverão frequentar as academias em horário diferenciado dos demais matriculados.

O uso de máscara será obrigatório durante todo o tempo de permanência do aluno no interior da academia, assim como higienização com álcool em gel por ocasião de sua entrada no local. O protocolo também determina padrões de intervalo entre horários e turmas e estabelece outras medidas que devem ser observadas pelos alunos e pela empresa.

Várias academias já se adaptaram e passaram por fiscalização, obtendo autorização para começar suas atividades. Todas as demais vão reabrir gradualmente ao passo que forem sendo vistoriadas.

Quinzenalmente, a Agefisq vai reavaliar a aplicação das medidas e determinar se os estabelecimentos possuem condições de continuarem abertos, respeitando sempre o interesse da saúde pública.

Conheça a íntegra do protocolo de reabertura:

[docpdf]https://www.diariodequixada.com.br/wp-content/uploads/2020/08/AVALIACAO-DO-PROTOCOLO-DE-REABERTURA-DAS-ACADEMIAS.pdf[/docpdf]


Compartilha:

Veja Mais