O 9º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Quixadá, no Sertão Central, está em alerta máximo. Ataques de facções já foram registrados em cidades da região. É o caso de Piquet Carneiro, Canindé e Ibaretama. Na madrugada deste domingo, 06, criminosos tentaram incendiar uma viatura em Quixadá. Vândalos também atacaram torres de telefonia no município de Banabuiú. Neste último caso, ainda não se confirmou se o fato tem relação com a onda de ataques no Estado.
O DQ conversou na tarde de hoje com o Coronel Vidal, Comandante da PM, para saber como a polícia está lidando com a onda de terror que se espalha por todas as regiões do Ceará.
De acordo com o Comandante Vidal, desde sexta-feira, 04, a tropa inteira está em regime de plantão permanente e em alerta máximo. Diferentes equipes estão posicionadas em pontos estratégicos das cidades e veículos descaracterizados estão sendo usados para monitoração das ruas.
O 9º Batalhão também orientou as prefeituras da região sobre estratégias para proteger os bens públicos. A medida é importante, considerando, por exemplo, que o ataque a Ibaretama destruiu praticamente toda a frota de veículos do município e gerou prejuízos que podem chegar a R$ 5 milhões.
Para além disso, postos de combustíveis foram orientados a não vender gasolina ou qualquer produto inflamável em garrafas, galões ou vasilhames similares.
A PM também aumentou significativamente o número de abordagens nas ruas, incluindo vistoria de veículos. O sistema de videomonitoramento também está sendo usado intensivamente para detectar e identificar veículos suspeitos.
“Estamos em alerta. Todos os policiais e todas as viaturas estão em atividade para, se Deus quiser, termos um final positivo em todo o Estado”, disse Coronel Vidal.