7.970 títulos eleitorais foram cancelados em Quixadá; novo cenário desafia estratégia de candidatos

Cartório Eleitoral em Quixadá.

Mais de 614 mil cearenses estão com o título de eleitor cancelado e, em decorrência disso, não poderão comparecer às urnas nas eleições de outubro de 2018. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE- CE), nesta quinta-feira (10).

A quantidade de pessoas que estão sem título equivale a 9,78% do eleitorado cearense, quando se compara o número de votantes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente ao mês de março.

Desses 614.377 eleitores que perderam o título, 77,4%, ou 475.689, foi por ausência de biometria obrigatória e 22,6%, equivalente a 138.688 eleitores, por não votar durante três pleitos seguidos. É importante ressaltar que estão fora desses números os eleitores que estão regulares com a Justiça, ou seja, estão aptos a votarem, mas na urna vão optar pelo voto nulo, branco ou se abster.

EM QUIXADÁ

No principal município do Sertão Central, Quixadá, 7.970 eleitores estão com seus títulos cancelados. O novo cenário obriga os candidatos a repensarem suas estratégias, já que, somado à média histórica de abstenções, que gira em torno de 20% a 25% do eleitorado total, que é de 58 mil votantes, os títulos cancelados resultarão provavelmente em quase um terço do eleitorado ausente das urnas.

Isto significa que os candidatos não deverão esperar votações muito expressivas. Resultados acima de 8 mil votos já poderão ser considerados extraordinários.

Outra avaliação é de que aqueles que não foram realizar a biometria já estavam inseridos no percentual histórico de evasão. Neste caso, não haveria mudança significativa no cenário.


Compartilha:

Veja Mais