40 leitos: Quixadá se torna o município do Sertão Central com maior número de leitos próprios exclusivos para covid-19

40 leitos: Quixadá se torna o município do Sertão Central com maior número de leitos próprios exclusivos para covid-19.

Quixadá se tornou, nesta semana, o município do Sertão Central com maior número de leitos próprios exclusivos para covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. São 40 leitos de enfermaria criados em três locais diferentes.

A Unidade Covid Exclusiva, com 20 leitos, possui oito respiradores e um corpo médico e técnico capaz de manter atendimentos semi-intensivos. Por lá já passaram dezenas de pacientes, alguns em estado crítico. Eles ficam internados temporariamente até que leitos de UTI sejam disponibilizados nos hospitais de referência do estado, que é quem tem a competência para atendimentos de alta complexidade.

Unidade Exclusiva Covid de Quixadá.

Em parte é graças a esse equipamento, inaugurado na primeira semana de maio, que o médico Omã Murab, que coordena a linha de frente do combate ao vírus, pôde dizer em recente entrevista: “Há mais vitórias do que derrotas.” De fato, toda semana pacientes que estavam internados na unidade recebem alta e retornam para os cuidados de suas famílias. Na última quarta-feira, dia 03, foram 8 pacientes de uma única vez liberados após conseguirem se recuperar da doença na Unidade Covid.

É claro que nem sempre é possível salvar os pacientes. A covid-19 é uma doença que se agrava muito rapidamente e, em alguns casos, a pessoa já chega ao local com um quadro clínico difícil de ser revertido. Assim, óbitos também já foram registrados.

No Hospital Eudásio Barroso, a prefeitura abriu dez leitos novos de enfermaria destinados a internações temporárias. O local foi criado como retaguarda para os períodos em que a capacidade da Unidade Covid se esgotar, o que não aconteceu ainda. Demandas de outros municípios, como Ibicuitinga, Choró, Ibaretama, Banabuiú e Quixeramobim também chegam a Quixadá, e a ala de enfermaria exclusiva no Eudásio Barroso tem ajudado a suportá-la com êxito.

Secretária de Saúde de Quixadá, Juliana Câmara, apresenta ala com leitos de enfermaria no Eudásio Barroso a representantes do governo do estado.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também recebeu modificações em virtude da covid-19. No local, há cinco leitos já separados, exclusivos, para pacientes com coronavírus, prontos para serem usados em caso de necessidade, com capacidade de ampliação para 10 leitos.

Para se ter uma ideia do que isso representa, basta lembrar que o hospital de campanha montado pelo governo do estado ao lado do Hospital Regional também possui 40 leitos.

É importante ressaltar que Quixadá também possui direito ao acesso e uso aos leitos de enfermaria e UTI’s disponíveis no Hospital Regional. Assim, com seus 40 leitos próprios exclusivos para covid e com os leitos disponibilizados pelo estado, o município se torna, nesta região, aquele com maior capacidade de acolhimento de pacientes. “Se Deus quiser nós vamos vencer”, diz o médico Omã Murab.


Compartilha:

Veja Mais