Após oito dias de festa, as comemorações do aniversário da cidade de Banabuiú, no Sertão Central do Estado, se encerram nesta sexta-feira (25). O encerramento oficial ocorre no Corredor Cultural, com show do cantor Toca do Vale. O evento é aberto ao público e organizado pela gestão do prefeito Edinho Nobre, que prometeu policiamento e segurança à população e conterrâneos de cidades vizinhas que são aguardados. A expectativa é que cerca de 8 mil pessoas lotem o espaço para comemorar o aniversário da cidade carinho.
Hoje é a data de emancipação da cidade, que comemora 31 anos de sua emancipação, ocorrida em 1988, e por isso o município decretou feriado. A festa tem início às 22h. Antes, acontece a entrega de premiação das modalidades que disputaram os últimos jogos na noite da última quinta-feira (24) e de competições que ainda ocorre hoje.
O encerramento da semana do município será marcado por um momento aguardado há mais de dez anos pelos desportistas banabuienses: a estreia das competições no estádio municipal. O último jogo de futebol de campo acontece a partir das 16h no local. A partida desta sexta marca a conclusão da primeira fase do projeto, e o início das competições esportivas da cidade no local. A gestão esclarece que a inauguração oficial do equipamento ainda deve acontecer.
O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, falou do orgulho em poder estrear jogos de campo no estádio, justamente na data em que a cidade comemora o seu aniversário. “Eu, como filho de Banabuiú, estou muito orgulhoso. Dá satisfação, ver o resultado do empenho e do trabalho de nossa gestão, em poder cumprir com o nosso compromisso, e tornar o sonho de muitos desportistas algo concreto e real, que é de ver o estádio sendo concluído”, declarou o prefeito.
Tradicionalmente, o esporte é o principal atrativo do evento municipal. A cidade se movimenta por uma semana com competições que destacam o esporte e o trabalho da pasta no município. De acordo com a assessoria de comunicação do município, ao longo dos últimos sete dias, cerca de 800 atletas rotativos competiram em 27 diferentes modalidades. A cidade se movimentava com competições que ocorriam simultaneamente, no ginásio, no campo e em outros espaços públicos.
Outra novidade desta 31ª edição da semana do aniversário da cidade, foi a inauguração de um letreiro, fixado na Praça 25 de Janeiro, com a frase “#EuAmoBanabuiú”. A noite, a peça artística ganha um incremento, com um jogo de luzes que mudam de cor. A chegada do letreiro tem chamado atenção da população. Várias pessoas estão lotando a praça à noite, para fazer fotos, que estão se espalhando pelas redes sociais e cativando conterrâneos banabuienses.
“Como um filho dessa terra, desde que assumi eu tenho me dedicado com muito carinho, e tenho pedido muito empenho de minha equipe, na organização dessa festa, porque é a festa mais importante da história de nossa cidade, então, é algo simples mas é algo que vem sempre com uma programação muito variada, com muitas atrações, premiações e que mexe com a cidade”, afirmou o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre.
A festa do município é uma tradição que além de movimentar a cidade, traz incremento à economia, movimentando o comércio. Nesta época do ano, a economia da cidade registra um dos seus melhores faturamentos. Bares, lanchonetes, restaurantes e até a rede hoteleira ficam movimentados no período.
Durante a edição de 2019, a Secretaria de Saúde entregou à população mais de 500 mil em equipamentos para as Unidades Básicas do Município e uma nova ambulância, que deve equipar os serviços de saúde oferecidos à população.