Dez diferentes tipos de comércios em Banabuiú, no Sertão Central, poderão retomar o funcionamento já a partir desta quinta-feira (4). A autorização está regulamentada no decreto municipal 24/2020, mas o comerciante deve seguir rigorosamente questões de segurança.
Técnicos e agentes da Secretaria de Saúde irão visitar os estabelecimentos orientando sobre as medidas que eles devem seguir para que possam continuar funcionando.
Poderão reabrir na quinta (4):
– gráficas
– metalúrgicas
– setor da construção civil
– cabeleireiro
– manicures
– barbearias
– movelarias
– serrarias
– óticas
– depósitos de construção.
A reabertura do comércio em Banabuiú vai seguir as regras estabelecidas pelo Governo do Estado e deve acontecer em quatro fases, mais a fase de transição. A cada 14 dias novos segmentos poderão ser reabertos mas esse plano só será seguido se as medidas de segurança forem adotadas.
Se os números de casos confirmados de coronavírus aumentarem no município, e esse aumento ocorrer em função de um cenário de desobediência por parte dos comércios que estejam autorizados a reabrir, o plano deve ser interrompido.
A retomada da economia em Fortaleza começou na segunda-feira (1º), mas o Governo do Estado entende que o cenário da capital difere de algumas cidades do interior, por isso, permite que os prefeitos tenham a liberdade de escolher quando o plano de retomada do comércio deva iniciar na sua cidade.