Na próxima quinta-feira (06), a Câmara Municipal Jaguaruana vai conceder a um quixadaense o título de cidadão daquele município. Trata-se do professor Washington Da Silva Bernardo. Conheça o histórico do agraciado a seguir.
BIOGRAFIA
WASHINGTON DA SILVA BERNARDO nasceu em Quixadá, no Sertão Central Cearense, em maio de 1990. Começou a trabalhar cedo, ainda na adolescência aos treze anos ajudando seus pais e seu irmão mais velho em um comércio local de sua cidade natal.
Aos dezessete, estagiou na Central de Preparação para Concursos (CPC) e aos dezoito anos foi bolsista do Programa Estadual de Monitoria do Sistema Integrado de Gestão Escolar.
Após concluir o ensino médio, ingressou no curso superior de Tecnologia em Agronegócio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Em 2011, aos 21 anos, foi selecionado e aprovado em primeiro lugar para compor o grupo de Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável (ADRS), do Instituto Sertão Central em parceria com a Fundação Banco do Brasil.
Na faculdade, foi bolsista do Laboratório de Química de Materiais e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do Grupo de Estudos do Agronegócio do Nordeste, onde também atuou como voluntário. Neste período, participou de cinco pesquisas científicas, onde colaborou escrevendo e apresentando trabalhos publicados em congressos nacionais, além de integrar a delegação do IFCE no 2º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica em 2012.
Graduou-se aos 22 anos obtendo o título de Tecnólogo, e entre 2013 e 2014, foi bolsista do Centro Internacional de Hidroinformática, onde capacitou-se em elaboração de projetos de energias do biogás, atuando como auxiliar técnico em Porto Velho, Rondônia.
Atualmente com 28 anos, é pós-graduando no curso de Gestão do Agronegócio com Ênfase em Mercado Financeiro da Universidade Federal do Paraná, exerce a atividade de professor e orientador de estágio do Instituto CENTEC.
Tendo passagem anterior pela Escola Profissional de Beberibe, desde 2015 está lotado no curso técnico de Agronegócio da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva em Jaguaruana, onde realizou pesquisas sobre os impactos da atual crise econômica na comercialização agrícola da cidade, e sobre a situação do município em relação ao uso e descarte de embalagens de produtos agrotóxicos.