Campus do IFCE em Quixadá celebra 15 anos de contribuição para a Educação no Sertão Central

Foto: divulgação/redes sociais.

O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Quixadá completou, nesta terça-feira, 13, quinze anos de sua implantação. Em suas redes sociais, a instituição publicou a seguinte nota:

Parabéns pro campus mais lindo! ♥️ 15 anos contribuindo com a Educação Pública no Sertão Central! Nosso imenso agradecimento a estudantes e servidores que fazem parte dessa jornada.

O CAMPUS

O campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará está localizado em um dos pontos turísticos mais visitados do município: a região do Açude Cedro. A instituição chegou à cidade para implantar no Sertão Central um ensino público, gratuito e de qualidade tanto em nível técnico quanto em nível superior; e, com isso, qualificar jovens, adolescentes e adultos para o mercado de trabalho.

O Instituto integra a centenária Rede Federal de Educação Profissional, Científica  e Tecnológica, criada em 1909. A Rede é formada por 38 Institutos, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e pelo Colégio Pedro II, estando presente em todos os estados brasileiros. No Ceará, estamos em 33 municípios.

De acordo com a instituição, em Quixadá são cinco cursos superiores (Licenciatura em Química, Licenciatura em Geografia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção Civil e Engenharia Civil) e três cursos técnicos (Química, nas modalidades integrado e subsequente; Edificações, também nas modalidades integrado e subsequente; e Meio Ambiente, na modalidade subsequente).

Os cursos de nível técnico são para quem vai cursar o Ensino Médio na instituição (integrado) ou para quem já terminou o Ensino Médio (subsequente).

O campus conta com uma estrutura de:

  • 27 laboratórios

  • Consultório odontológico

  • Serviço de psicologia

  • Serviço de enfermagem

  • Auditório (com capacidade para 200 pessoas)

  • Miniauditório (para 60 pessoas)

  • Biblioteca (com um acervo de 7.965 mil livros)

  • Área de convivência

  • Gabinetes de professores

  • Complexo esportivo com ginásio, academia, campo de futebol e quadra de vôlei de areia

 

Mais de dois mil estudantes já foram formados pelo campus e outros 1.250 estão matriculados. Cerca de 260 alunos são atendidos por programas de auxílios e de bolsas, e o campus desenvolve mais de 40 projetos de pesquisa e de extensão. Na bagagem, quem se forma aqui leva uma forte experiência em pesquisa e extensão. No IFCE, esses dois eixos constroem, junto com o ensino, a base formadora dos nossos alunos.

Trocar conhecimento com a comunidade, nas ações de extensão, ser referência na promoção de cuidados com o meio ambiente e produzir conhecimento – por meio das pesquisas – são os nossos maiores compromissos. Para isso, a cada ano, nossa estrutura cresce. Atualmente, mais de 150 profissionais (entre professores, técnicos e terceirizados) trabalham em nosso campus a serviço da educação.

O IFCE chegou a Quixadá na segunda fase do plano de expansão da Rede Federal promovida pelo governo federal em 2007 e iniciou as atividades no dia 10 de junho de 2008, mediante portaria nº 688, do Ministério da Educação (MEC), com data de 9 de junho de 2008.

Compartilha:

Veja Mais