Os últimos dias tem sido de temperaturas elevadas em várias partes do Brasil e, no Ceará, a onda de calor é sentida na Grande Fortaleza e no Interior do Estado. E, para quem tem dúvida se o calor vai continuar, pode se preparar porque, pela projeção da Funceme, os meses que terminam em BRO continuarão bem mais quente.
A Gerente de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteologia (Funceme), Meiry Sakamoto, explica que duas cidades no Ceará – Barro, na Região do Cariri, e Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe, registraram temperaturas na faixa dos 40º e que, nos próximos dias, o calor chegará com maior intensidade em municípios da Região dos Sertões de Cratéus.
TEMPERATURAS ALTAS E EFEITOS DO EL NINO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para diversas regiões apontando risco à saúde devido à temperatura de 5ºC acima da média.
Os registros da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) apontam que há poucos dias tivemos esse nível de calor na Região do Vale do Jaguaribe. Com as altas temperaturas, é importante a adoção de cuidados preventivos.
Em alguns casos, quando a temperatura bate nos 40º graus, podem surgir sintomas como problemas de consciência, dores de cabeça, tonturas e sonolência, além de convulsões, vômitos, diarreia e baixa pressão arterial. E, nessas situações para evitar os transtornos, a recomendação é: sombra e água fresca.