Ceará fica 24 horas sem nenhum homicídio pela primeira vez no ano

Nenhum homicídio foi registrado no Ceará na última quarta-feira, 13. O levantamento analisou a incidência de crimes entre 0 hora e 23h59min daquele dia na Capital, Região Metropolitana (RMF), além de regiões Norte e Sul do Estado. A informação foi colhida pelo jornal O Povo por meio de fonte ligada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a partir de dados catalogados na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

A queda na frequência desse tipo de crime é uma tendência registrada neste início de ano. No mês de janeiro, em meio à onda de ataques registradas no Ceará, houve dias com pouca ocorrência de homicídios, chegando a apenas um nos dias 11/1, 16/1 e 23/1. A Capital chegou a ficar 48 horas (de 11/1 a 12/1) sem crimes violentos letais ao longo do mês passado. Dias sem assassinatos também foram registrados em 3/1, 15/1, 17/1, 20/1, 23/1 e 30/1, segundo o relatório diário divulgado pela SSPDS.

À época, especialistas em segurança pública disseram que houve um cessar fogo entre facções. Eles teriam suspendido as disputas territoriais e focado nos ataques contra o Estado. Diante da redução de 60% dos homicídios naquele mês, quando 192 pessoas foram assassinadas – e não 482, como em 2018 – o titular da SSPDS, André Costa, atribuiu os números exclusivamente às ações das forças de segurança. E classificou como “falsos especialistas” aqueles que discordavam.

Nos 11 primeiros dias deste mês (período com dados disponíveis pela SSPDS), já após a onda de ataques, a redução do número de homicídios gira em torno de 60%. Em 2018, até 11/2, foram 163 homicídios. Neste ano, até agora, foram 62. Os dados são parciais e não levam em conta a conjuntura da época, já que em 2018 o Carnaval ocorreu no início daquele mês.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Compartilha:

Veja Mais