Registros mostram que mesmo jovens saudáveis podem morrer por coronavírus

Registros mostram que mesmo jovens saudáveis podem morrer por coronavírus

Pelos dados divulgados, o coronavírus já matou alguém abaixo de 60 anos totalmente saudável, ou seja, uma pessoa sem outra doença ou fragilidade física (obesidade, diabetes, cardíaco ou mesmo fumante)?

No Brasil e em outros países já há registros de pessoas que morreram em consequência da infecção pelo novo coronavírus, mesmo sem fazerem parte dos grupos com maior probabilidade de apresentarem quadro grave de Covid-19, a saber, idosos e portadores de doenças crônicas, autoimunes e transplantados.

Foi o caso de um advogado de 26 anos, sem histórico de doenças e praticante de corridas, que morreu no sábado (28) em São Paulo. No mesmo dia, nos EUA, o estado de Illinois anunciou a morte de um bebê por coronavírus. No país, uma análise feita pelo pelo Centro de Controle de Doenças no período de 12 de fevereiro a 16 de março mostrou que 38% das pessoas internadas tinham menos de 55 anos.

Glória Selegatto, infectologista da comissão de controle de infecção hospitalar do Hospital Sírio-Libanês, afirma que ainda não há detalhamento sobre o histórico médico dos mais jovens que morreram com a doença e sobre o percentual dessas mortes.

“Não há um detalhamento sobre se os mortos mais jovens tinham alguma comorbidade ou não. Existem relatos na Itália e na China de pacientes sem nenhuma doença de base que tiveram quadro grave, mas a gente não sabe exatamente a representatividade dessa população nos óbitos”, afirma.

Infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn diz que não há como determinar que um paciente com menor predisposição a ficar doente esteja livre de um quadro agravado de Covid-19. Segundo ele, em todo caso de doença infecto-contagiosa, “a resposta é muito individual”. “A gente sabe que alguns respondem muito bem e outros não, mas a gente nunca sabe quem é o indivíduo que pode responder diferente”, afirma.


Compartilha:

Veja Mais