Governo Federal corta financiamento de pesquisa sobre coronavírus que testou pessoas em Quixadá

Fortaleza, Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu e Crateús estão entre as 133 cidades brasileiras alvos da pesquisa, a maior do mundo.

O Ministério da Saúde retirou o financiamento ao estudo Epicovid-19-BR, realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Segundo o epidemiologista César Victora, líder da pesquisa, a verba foi cancelada “por motivo de discordância sobre alguns resultados” que foram divulgados pela equipe e “não foram bem recebidos” pelo governo. A informação é do Jornal da Ciência, publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Nas três primeiras fases, o estudo testou quase 90 mil pessoas em 133 cidades do Brasil, incluindo seis no Ceará: Fortaleza, Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu e Crateús. Em número de pessoas testadas e densidade geográfica, a pesquisa é considerada a maior do mundo sobre o coronavírus.

O reitor da UFPel, Pedro Hallal, disse à imprensa que não poderia comentar o corte por estar buscando outras fontes de verba para a pesquisa. Ele lamentou o corte do governo, acrescentando ser algo esperado pelo histórico de baixo financiamento à ciência no Brasil

Apesar da falta de apoio do governo Bolsonaro, a quarta fase da pesquisa deve iniciar nesta semana. O objetivo será testar novamente as mesmas pessoas que já fizeram parte do estudo nas etapas anteriores, porém com exames mais sofisticados. (Via O Povo)


Compartilha:

Veja Mais