Governo estuda liberar venda de botijão de gás de cozinha parcialmente cheio

Governo estuda liberar venda de botijão de gás de cozinha parcialmente cheio

O consumidor de gás liquefeito de petróleo (GLP), que é o gás de cozinha, poderá encher o botijão de forma parcial, sem ser obrigado a comprar ele cheio, como ocorre hoje. Essa é uma das medidas que podem ser implementadas pelo governo nos próximos meses dentro da política de abertura do mercado de gás natural no país. A informação foi dada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Odoni, em cerimônia no Palácio do Planalto para o lançamento do programa Novo Mercado de Gás.

Além do fracionamento do gás de cozinha, o governo quer permitir o enchimento do mesmo botijão por diferentes marcas, o que é proibido. Outra mudança pode ser a opção de o consumidor levar o botijão de gás vazio diretamente para locais de enchimento, sem precisar devolver o vasilhame e pagar pelo volume residual que permanece no recipiente ao final do uso.

A venda de botijões abastecidos pela metade é praticada pelas milícias do Rio de Janeiro e São Paulo, que devem lucrar muito com a sua legalização. Especialistas alertam para o risco de acidentes graves se medida for mesmo adotada pelo governo.


Compartilha:

Veja Mais