Foto de caixão vazio é de 2017 e tem sido usada para enganar sobre mortes por Covid-19

Foto de caixão vazio é de 2017 e tem sido usada para enganar sobre mortes por Covid-19.

Uma publicação que contém a foto de um caixão aberto com um travesseiro dentro tem sido compartilhada nas redes sociais denunciando que caixões vazios estão sendo enterrados no estado do Amazonas. A imagem, contudo, não foi feita no Amazonas e nem mesmo no contexto da pandemia do coronavírus.

A foto foi tirada em 2017 pelo repórter fotográfico Milton Rogério, do portal São Carlos Agora, e publicada em uma reportagem sobre golpe de seguro de vida.

Além da foto do caixão aberto, a publicação também mostra a imagem de um cemitério em Manaus, com uma fileira de caixões em uma vala, e afirma que a denúncia foi divulgada pelo Jornal da Band.

A Prefeitura de Manaus garantiu que caixões não estão sendo enterrados vazios no município e que foi necessário abrir trincheiras em um dos cemitérios da cidade devido ao alto número de óbitos.

A TV Band negou que tenha veiculado qualquer reportagem com o conteúdo da mensagem.

Com a viralização da mensagem, o portal São Carlos Agora publicou uma nota explicando a origem da foto e afirmou que ela está sendo usada para espalhar informações falsas.

Por causa da mentira usada para minimizar os efeitos da covid-19, famílias em Manaus estavam se arriscando a abrir caixões lacrados por segurança para conferir se seus mortos estavam mesmo sendo enterrados. Abrir caixões lacrados é procedimento de altíssimo risco. O coronavírus é classificado internacionalmente como ameaça biológica de classe 3, numa escala que vai de 1 a 4, por causa da sua alta capacidade de infecção.


Compartilha:

Veja Mais