Alemanha interna em clínica psiquiátrica advogada que negava existência do coronavírus

Uma advogada de Heidelberg que se tornou uma espécie de heroína dos negacionistas da pandemia de coronavírus na Alemanha foi detida após agir de maneira confusa na rua e agredir um policial. Ela foi posteriormente internada em uma clínica psiquiátrica.

Nas últimas semanas, Beate Bahner, de 54 anos, vinha defendendo por meio de textos em seu site que a Covid-19 era uma mera “gripe” e que as medidas de distanciamento social impostas pelo governo federal e autoridades estaduais alemãs eram “flagrantemente inconstitucionais” e violariam os direitos fundamentais dos cidadãos em um “nível sem precedentes”.

Bahner também elaborou um manifesto de 19 páginas que circulou entre os negacionistas alemães, argumentando que jamais “uma população inteira” teria sido “incapacitada e trancafiada de tal forma”, e que as medidas impostas pelo governo eram “tirânicas”.

Na semana passada, ela ainda convocou um protesto nacional contra a quarentena, batizado de “Coronoia 2020. Nunca mais conosco. Nós resistimos”. A convocação rendeu a abertura de uma investigação criminal pela promotoria de Heidelberg por instigação de “ato ilegal” – as medidas de isolamento em vigor proíbem aglomerações com mais de duas pessoas em toda a Alemanha. A pandemia já provocou a morte de cerca de 3 mil pessoas no país. (Com informações do G1)

Compartilha:

Veja Mais