Vereadores de Quixadá conversam sobre aumentar desconto previdenciário no salário dos servidores

Vereadores de Quixadá conversam sobre aumentar desconto previdenciário no salário dos servidores.

Vereadores de Quixadá, no Sertão Central, já começaram nos bastidores a conversar sobre aumentar o desconto previdenciário no salário dos servidores municipais. Quixadá tem instituto próprio de previdência e paga, através de descontos mensais de 11% nos salários dos funcionários efetivos, as aposentadorias e pensões. As avaliações são de que esse desconto subiria para 14%.

A discussão sobre o assunto, na verdade, está atrasada. A reforma da Previdência Social ocorrida no Congresso Nacional em 2019 determinou que os estados e municípios com sistema próprios de aposentadorias e pensões dos servidores fizessem o mesmo em um prazo razoável, sob pena de ficarem sem receber transferências voluntárias do Governo Federal.

Avaliação dos parlamentares locais, no entanto, é de que a entrada de projeto do executivo que trate da questão deve demorar mais algum tempo. A ideia é que, depois de terem tido o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) vetado pelo prefeito Ricardo Silveira, veto que foi sustentado pelos parlamentares aliados da gestão, outra medida dura contra os servidores não seria bem recebida e poderia gerar reações em cadeia contra a administração. Mas outros parlamentares defendem que as medidas duras devem mesmo ser aplicadas no começo da gestão, pois avaliam que o povo esquece rápido e as decisões tomadas agora não afetarão as escolhas eleitorais em 2022 e 2024.

Parte da solução para resolver o problema do Instituto de Previdência de Quixadá (IPMQ) envolve a substituição de de funcionários temporários e comissionados por agentes efetivos, pois é dos efetivos que se realizam os descontos previdenciários. Apesar de prometer em campanha urgência na convocação dos aprovados no concurso público de 2016, o atual prefeito passa para o segundo mês sem convocar os cerca de 225 concursados que ainda aguardam o procedimento.

Compartilha:

Veja Mais