Unicatólica promove educação em saúde na atenção a gestantes e puérperas

Unicatólica promove educação em saúde na atenção a gestantes e puérperas.

O Centro Universitário Católica de Quixadá –, através do curso de Enfermagem, promoveu o projeto Educação em Saúde na atenção às gestantes e puérperas do município de Quixadá e Região.

Idealizado por acadêmicos do curso e colocado em prática durante todo o mês de outubro, em alusão ao “Outubro Rosa”, mês da prevenção do câncer de mama e câncer no colo do útero, o projeto possibilitou desenvolver atividades educativas para as gestantes e puérperas, construindo uma saúde mais integral e adequada, proporcionando, assim, uma atenção transdisciplinar à saúde, dentro da metodologia dialógica e lúdica.

O projeto desenvolveu atividades de educação em saúde nas unidades básicas, policlínica e maternidade do município de Quixadá e região, tendo como público-alvo as gestantes e puérperas provenientes da sede e comunidades rurais, que puderam aprender sobre autocuidado, autoexame da mama, importância da mamografia, sinais de alerta, dentre outros.

As ações educativas contaram com a participação de 43 alunos do 1º ao 9º semestre do curso de Enfermagem, que fazem parte do projeto de extensão. O projeto proporcionou uma formação mais humana e socialmente comprometida aos estudantes, difundindo a possibilidade de se fazer saúde numa perspectiva ampla e interdisciplinar.

Conhecido como o mês da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa é celebrado desde os anos 90. A campanha tem como principal objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. Geralmente, mulheres entre 40 e 70 anos são aconselhadas a fazer mamografia, um exame capaz de detectar a presença do nódulo cancerígeno. Em geral, as campanhas são divididas da seguinte forma: transmitir informações sobre a doença; estimular a atenção das mulheres sobre o assunto; investigar alterações suspeitas no corpo da mulher, reforçar benefícios e riscos da mamografia de rotina, deixando a mulher livre para decidir onde será realizado o exame.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO.

Compartilha:

Veja Mais