Inspeção do CRMV desmente denúncia que tentou impedir reabertura do matadouro de Quixadá

Inspeção do CRMV desmente denúncia que tentou impedir abertura do matadouro de Quixadá.

O Poder Judiciário, por meio de decisão do Juiz Welithon Alves de Mesquita, da 1ª Vara da Comarca de Quixadá, tinha autorizado no dia 16 de setembro a reabertura do matadouro público municipal após constatar que a prefeitura havia corrigido os problemas que levaram ao seu fechamento, ainda em 2015. Mas denúncias foram feitas, após a decisão judicial, na tentativa de impedir a reabertura do equipamento.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE), Célio Pires Garcia, participou, nesta segunda-feira (28), de inspeção no matadouro quixadaense.

Ao lado do prefeito Ilário Marques, Célio Pires explicou que o conselho recebeu denúncia de que o matadouro teria obtido autorização da Justiça para voltar a funcionar em Quixadá em desacordo com padrões obrigatórios de segurança sanitária.

“O conselho quer que todos os matadouros do Ceará funcionem, mas funcionem de uma forma que possibilite à população o acesso a uma carne de qualidade”, disse Célio, após constatar que 74 matadouros municipais no Ceará estão fechados.

“Nós recebemos uma denúncia de que o matadouro estaria sendo reaberto aqui em Quixadá, através de uma ordem do juiz, e que não havia nenhuma participação técnica nisso. Nós verificamos e isso não é verdade. O matadouro tem as mínimas condições necessárias, até passando dos requisitos mínimos que a gente exige, especialmente no que diz respeito ao abate sanitário e o abate com qualidade higiênica, tecnológica e sanitária”, disse o presidente do CRMV.

Ilário Marques atribuiu a tentativa de manter o matadouro fechado a opositores políticos e agradeceu ao presidente do CRMV por deixar claro que o matadouro de Quixadá já pode voltar a funcionar.

Veja parte da fala do presidente do CRMV:

 


Compartilha:

Veja Mais