Após seis meses de conversas com Ilário Marques, empresários decidem instalar usina de energia solar em Quixadá

Após seis meses de conversas com Ilário Marques, empresários decidem instalar usina de energia solar em Quixadá. Foto meramente ilustrativa.

Nos últimos seis meses, o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, conversou diversas vezes com representantes de um grupo empresarial de Sevilha, na Espanha, sobre a viabilidade da instalação, neste município, de uma usina de energia solar.

As conversas tiveram êxito e o grupo assinou, nesta semana, o protocolo para instalação de uma unidade no Sertão Central com capacidade para gerar 2,2 GW.

A usina vai ser instalada em áreas da Zona Rural, no distrito de Cipó dos Anjos, abrangendo ainda partes do município de Ibicuitinga.

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, confirmou a assinatura do protocolo. O investimento está estimado em R$ 7,4 bilhões, podendo se tornar a maior do mundo.

Proprietários de terras, fazendas e sítios na região estão contentes com a decisão pela instalação da usina. Eles receberão dinheiro em troca do uso dos espaços para acomodar os painéis solares. Tanto durante a instalação quanto após, o empreendimento vai gerar dezenas de empregos e criar novos nichos de exploração econômica.


Compartilha:

Veja Mais