8º Edição do Festival do Milho em Quixadá chega ao final celebrando o fortalecimento da cultura popular do sertão

Crianças realizam apresentação na praça de Califórnia, local do Festival do Milho.

A 8º edição do Festival do Milho em Quixadá, evento celebrado tradicionalmente no Distrito de Califórnia, chegou ao seu último dia neste sábado, 24. Em uma versão ampliada, experimentada pela primeira vez neste ano, o festival teve início na quarta-feira, 21, e se estendeu pelos quatro dias seguintes. Em anos anteriores a festa acontecia durante dois dias.

Nas barracas espalhadas na praça da comunidade, a população e os visitantes conheceram um pouco mais da realidade social e econômica do distrito. Comidas típicas da época junina, tais como milho verde cozido, pamonha, canjica e bolo de milho, estavam á disposição.

Das mãos habilidosas da dona Maria Antônia, artesã, foram confeccionadas lindas peças de enfeite e utilitários do lar, como porta-retrato, bonecas de tecido, panos de prato e porta toalhas.  Os alunos das duas escolas que integram o Distrito Educacional da Califórnia também exibiram orgulhosamente a criatividade através da produção de arte em palitos de picolé.

A programação contou com apresentações artísticas, concursos e provas que aproveitaram as características locais, tais como a prova do maior comedor de milho e a escolha da Rainha do Milho 2017. A jovem Gisela Rodrigues Pereira ficou com o título.

Veja vídeo da transmissão da faixa da Rainha do Milho:

Outra atividade que atraiu a curiosidade dos populares foi a prova de natação, realizada no açude do Distrito, que está cheio e que é o centro da vida comunitária.

Veja a seguir vídeo mostrando como foi a competição, que teve um rapaz chamado Naldinho como campeão.

O líder comunitário e idealizador do evento, Naudinho, que também é presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), explicou que o Festival teve o objetivo de reunir as famílias em um momento de confraternização e agradecimento pela colheita.

Na conclusão do Festival, o prefeito Ilário Marques destacou que o evento é um bem precioso da cultura popular do sertão e que deve receber novos e maiores investimentos em suas próximas edições.

Autoridades municipais discursam na 8º dição do Festival do Milho, em Quixadá.

Diversas autoridades municipais participaram das celebrações do festival. O presidente da Câmara, Ivan Benício, o vice-prefeito, João Paulo, a Deputada Estadual Rachel Marques, secretários da gestão e diversos vereadores estiveram no Distrito durante os dias de festa.

Ainda neste mês de junho será realizado no Distrito de Cipó dos Anjos o Festival do Feijão, celebração tradicional que possui as mesmas características do Festival do Milho.

PROGRAMAÇÃO EM SÃO BERNARDO

Leilão em São Bernardo.

As autoridades presentes à última noite do Festival do Milho ainda prestigiaram evento na comunidade de São Bernardo, onde populares participaram de leilão solidário. O prefeito Ilário Marques foi ao local acompanhado de uma grande comitiva participar das atividades organizadas pela família do empresário Fernando Martins.


Compartilha:

Veja Mais