Quixeramobim vai ganhar projeto pioneiro para produzir água potável a partir da atmosfera

O município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, será pioneiro no Brasil com o projeto “Águas do Ar”. Anunciado pelo prefeito Cirilo Pimenta (PSB), a iniciativa resulta de uma parceria entre a Prefeitura, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a empresa holandesa SOLAq e uma universidade da Holanda. O projeto visa instalar um equipamento capaz de transformar a umidade da atmosfera em água potável, com uma produção estimada de até 3 mil litros por dia.

A previsão é que o “Águas do Ar” esteja operacional no início de 2025, com o objetivo principal de eliminar a dependência dos carros-pipa na cidade.

Conforme o prefeito Cirilo, a ideia surgiu durante uma conversa com Eduardo Sávio Rodrigues, presidente da Funceme. “Ele perguntou se eu toparia fazer essa experiência porque o Município também vai entrar com a contrapartida”, explicou.

Na última terça-feira (28), uma videoconferência foi realizada para discutir o projeto, com o prefeito anunciando que os envolvidos desejam falar com o governador para explicar a inovação.

Além disso, o pesquisador francês Julien Burt, conhecido por seu trabalho no projeto Pingo D’Água em Quixeramobim, está intermediando a chegada do “Águas do Ar” ao município. O Pingo D’Água já localiza poços rasos de seis a sete metros de profundidade a partir de fotografias aéreas, e Julien recomendou a implementação do novo projeto na cidade.

Compartilha:

Veja Mais