Hospital Maternidade JMJ e UniCatólica inauguram novo Laboratório de Análises Clínicas

Hospital Maternidade JMJ e UniCatólica inauguram novo Laboratório de Análises Clínicas.

Na manhã desta quinta-feira, 24, o Hospital Maternidade Jesus Maria e José (HMJMJ) e o Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica) inauguraram um novo equipamento de promoção à saúde e bem-estar da população quixadaense e todo o Sertão Central: o Laboratório de Análises Clínicas JMJ.

O novo espaço contempla recepção ampla, sala de coleta, esterilização, processamento de amostras biológicas, análises clínicas e sala de estudos para os alunos estagiários da UniCatólica. A nova infraestrutura permite que exames bioquímicos, hematológicos, de urianálise, parasitológicos, papanicolau, sorológicos, testes do pezinho, teste Covid, dentre outros procedimentos, possam ser realizados de forma profissional, com equipamentos modernos e automatizados, facilitando a agilidade e entrega dos resultados.

Todos os equipamentos instalados no novo laboratório utilizam sistema de interfaceamento (leitura da etiqueta dos tubos através de código de barras). Esses cuidados agilizam a realização das análises e aumentam a confiabilidade dos resultados dos exames. Os laudos são emitidos através de um moderno programa, com assinatura eletrônica protegida por senhas que impedem seu manuseio por pessoas não habilitadas. Os exames são realizados sob rígidos controles de qualidade interna e externa, propiciando o mais alto padrão de serviço.

Hospital Maternidade JMJ e UniCatólica inauguram novo Laboratório de Análises Clínicas.

O Diretor-Geral do Hospital Maternidade Jesus Maria e José, Dr. Kaléu Mormino, destacou a parceria entre as instituições coirmãs para a concretização de mais um feito, que reverbera para toda a população. “A união entre as instituições coirmãs da Diocese de Quixadá sempre foi uma busca contínua e, ao assumir a Direção-Geral do HMJMJ, vi que isso poderia ser solidificado ainda mais. Um dos primeiros frutos desse empenho é o mais novo Laboratório de Análises Clínicas de Quixadá, que nasceu com o objetivo de atender a toda população, com uma estrutura moderna, confortável, sem perder o padrão de qualidade já conhecido do HMJMJ. Quem ganha é o paciente, que será atendido por um seleto time de profissionais, tendo certeza da qualidade do serviço prestado e de que, aqui, utilizamos o que há de mais moderno e inovador no mercado; ganha também os acadêmicos e o corpo docente da UniCatólica, que terão, agora, mais um campo de estudo e estágio, aliando o conhecimento teórico, juntamente com a prática”, declarou o gestor.

A parceria entre o Hospital Maternidade e a UniCatólica, organizações que integram a Rede Católica de Quixadá, surgiu com o propósito de promover à comunidade e aos discentes dos cursos da saúde, em especial, aos alunos dos cursos de Farmácia e Biomedicina, conhecimento e prática das vivências no âmbito da saúde nas suas mais diversas realidades e perspectivas, em um espaço seguro que integra saúde e ensino, ao mesmo tempo.

Para a coordenadora dos cursos de Farmácia e Biomedicina da UniCatólica, Prof.ª Carla Patrícia de Almeida Oliveira, “a parceria entre UniCatólica e o Hospital Maternidade JMJ vem para solidificar e fazer a diferença nos serviços laboratoriais, quanto no processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos de Farmácia e Biomedicina da IES, fortalecendo ainda mais as iniciativas de se ter um ensino concatenado com as demandas do mercado”.

Durante sua fala, o Reitor da UniCatólica, Prof. Dr. Marcos James Chames Bessa destacou que “ser parte de um projeto inovador, inclusivo e que fomenta ainda mais o conhecimento científico é muito gratificante. Este equipamento vai para além do que já esperamos, é um meio que agrega conhecimento e, hoje, celebrar mais esta conquista, é algo inenarrável. Hoje, podemos colher os frutos de muitas mãos em prol de um Ensino Superior de qualidade, em especial, dos cursos de Farmácia e Biomedicina. Hoje, também, somos acolhidos pela equipe do HMJMJ com muito comprometimento, responsabilidade, ética e atenção, oportunizando o aperfeiçoamento do conhecimento. Ganha também o HMJMJ, porque recebe professores e alunos gabaritados para contribuir nas práticas laboratoriais, trazendo conhecimento de tudo o que há de mais inovador na academia. Ganha também o povo quixadaense e do Sertão Central, por receber um equipamento que irá atender as mais diversas perspectivas e necessidades em exames laboratoriais”.

O Laboratório de Análises Clínicas JMJ passa a ampliar sua capacidade de realização de exames em conjunto com aumento da demanda da população da cidade de Quixadá e dos municípios circunvizinhos. Além de funcionar 24 horas para o Hospital Maternidade, o laboratório atenderá todos os cidadãos que desejam realizar seus exames de forma particular ou através de convênios médicos, abrangendo planos de saúde, como Unimed, Hapvida, Amil, Issec, Camed, Bradesco Saúde, Saúde Caixa, dentre outros.

→Siga o Diário de Quixadá no Instagram. 

Compartilha:

Veja Mais