Você sabe a importância dos primeiros mil dias do bebê?

As crianças atravessam diversas fases no seu desenvolvimento, cada uma com sua necessidade especial. Mas é sobre os primeiros mil dias do bebê que vamos falar agora.

Os primeiros mil dias vão da concepção (momento em que o bebê foi gerado) até o fim do segundo ano de vida. É um importante período para intervenções que garantam nutrição e desenvolvimento saudáveis, que trarão benefícios em todo o ciclo de vida. As crianças devem receber alimentação adequada, por meio de nutrição pré-natal adequada, aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses, adição de alimentos complementares adequados e continuação da amamentação até os dois anos. Como a criança tem dependência dos cuidados de um adulto, é fundamental que tenham um ambiente propício e acolhedor necessário para desenvolver laços fortes com seus cuidadores e lançar as bases para um desenvolvimento pleno e saudável.

Os primeiros mil dias de vida de um bebê é sem dúvida o período mais importante da vida de um ser humano.  Nesses primeiros mil dia até a genética do bebê pode ser modificada. O que a criança come nesse período pode proteger durante toda uma vida e cria hábitos saudáveis.

Uma nutrição adequada, especialmente desde a concepção até os dois anos, assim como a estimulação precoce nos primeiros cinco anos de vida desempenham um papel muito importante no processo de formação e desenvolvimento cerebral e contribuem decisivamente para o pleno desenvolvimento da criança.

Ofereça os nutrientes certos, na quantidade certa, e os genes vão se comportar diferente. Eles vão continuar os mesmos, isso ainda não dá para mudar, mas o seu comportamento é alterado de forma permanente quando são expostos aos nutrientes corretos! Uma dieta balanceada sempre vai estar certa, em qualquer idade.

Tenha sempre um pediatra, que contará com ajuda de outros profissionais, para acompanhar seus filhos nessa etapa tão importante da vida, que programará que adulto ele será.

A Dra. Eucilene Kássya é pediatra e escreve sobre temas de sua área para o Diário de Quixadá. Em Quixadá, atende na Clinimagem. Em Baturité, atende na Clínica Integrada Dr. Alan Oliveira. 

Confira também:

Entenda como a puericultura pode fazer a diferença na saúde dos seus filhos


Compartilha:

Veja Mais