Advogado Serio Onofre, durante atendimento a trabalhadores.

O advogado Sergio Onofre é um nome que pode ganhar protagonismo maior entre os opositores de Ilário Marques nas eleições municipais de 2020. Tem diante de si o desafio de fazer crescer sua visibilidade.

Em 2016, Onofre apresentou seu nome para a disputa, mas as articulações do PMDB inviabilizaram que sua candidatura se efetivasse. De intelecto mais aguçado, foi colocado como coordenador geral da campanha do médico Ricardo Silveira.

Ricardo Silveira enfrentou na campanha dificuldades com as quais o próprio Onofre não teria tido que enfrentar. Onofre é mais próximo do povo em virtude de sua atuação como advogado previdenciarista, tem mais experiência na lida com os trabalhadores e noção muito mais democrática da política, tendo se engajado durante a vida em movimentos estudantis e sociais, tais como grêmios, associações, conselhos e igreja.

Prevaleceu, no entanto, o apadrinhamento do Senador Eunício Oliveira sobre Ricardo Silveira, que acabou, depois, derrotado por Ilário Marques.

A favor de Onofre contam ainda para o futuro suas características de personalidade e histórico de vida. Tem bom carisma, é mais identificado com a maior parte da população, tendo estudado a vida inteira em escolas públicas; não vem de família rica, tradicional (pai agricultor/carroceiro e mãe vendedora ambulante), e na infância, em vez de privilégios, labutou sol a sol no cultivo do campo. Estudou e obteve sua formação numa época em que isto era muito difícil para famílias pobres.

Em 2018, mostrando que não parou de se articular, Onofre conseguiu apoio do PSDB e se lançou candidato ao parlamento estadual. Outros nomes não fizeram o mesmo com medo de tirar poucos votos e se fragilizar politicamente.

É improvável que Onofre seja eleito. O movimento é estratégico, porém, para lhe dar visibilidade. Sua candidatura é, na verdade, um recado claro: 2020 vem aí, não existe liderança natural no campo da oposição e Onofre quer ser protagonista. Um desejo razoável e perfeitamente legítimo. Qualquer outro nome que tenha a mesma intenção terá, primeiro, que abater Onofre no meio do caminho.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO


Site desenvolvido por Agência Clig