Pré-candidatos brigam por protagonismo na oposição a Ilário Marques.

O advogado Sergio Onofre e o médico Ricardo Silveira estão travando uma disputa às claras pelo protagonismo no campo de oposição ao governo Municipal de Quixadá. Ambos são pré-candidatos a prefeito nas eleições de 2020 pelos partidos Cidadania e PSD, respectivamente.

No campo da oposição, Ricardo Silveira tem vantagem política sobre Sergio Onofre porque já disputou contra Ilário Marques em 2016 e, por isso, já tem a identificação de uma faixa expressiva do eleitorado anti-Ilário. No entanto, Onofre aparenta estar conseguindo cada vez mais adesão dessa faixa.

Esse efeito se dá, principalmente, entre aqueles eleitores que são anti-Ilário acima de tudo, mas que gostariam de ter uma opção com um estilo diferente de Ricardo Silveira. A família do médico é conhecida por usar suas mídias e veículos de imprensa para atacar diariamente a administração municipal. Fez isto nos últimos quatro anos e continua a fazer. Mas uma parte do eleitorado não consegue ver em Ricardo Silveira muito mais do que apenas críticas.

Sergio Onofre, por outro lado, embora mostre certo espírito negacionista em relação a administração atual, evidencia mais capacidade de articulação de falas e ideias e domina temas que parecem alheios ao universo mental de Ricardo Silveira. Por exemplo, na semana passada Ricardo Silveira se recusou a participar de um debate nas redes sociais sobre políticas públicas para mulheres. Sergio, porém, não apenas fez questão de ir, mas até alfinetou Ricardo ao dizer que não “admite a covardia dos negacionistas, aqueles que não tem coragem de vir ao debate, que não tem coragem de se posicionar.”

O recado do advogado, que no debate tentou adotar um tom mais agressivo contra Ilário Marques, parece claro: ele quer ser a opção da oposição. Nas ruas, já há quem aposte que ele tira mais votos do que Ricardo Silveira, algo que só o tempo poderá revelar.


Site desenvolvido por Agência Clig