Entenda como a puericultura pode fazer a diferença na saúde dos seus filhos

Puericultura é a área da saúde que se dedica aos cuidados do ser humano em desenvolvimento, é o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

A puericultura é uma especialidade médica contida na Pediatria que leva em conta a criança, a sua família e o seu entorno, analisando o conjunto bio-psico-sócio-cultural.

Nas consultas mensais, o pediatra observa a criança, indaga aos pais sobre as atividades do filho, reações frente a estímulos e realiza o exame clínico. Em cada consulta, o pediatra vai pedir informações de como a criança se alimenta, se as vacinas estão em dia, como ela brinca, condições de higiene, seu cotidiano. O acompanhamento do crescimento, através da aferição periódica do peso, da altura e do perímetro cefálico e sua análise em gráficos, são indicadores das condições de saúde das crianças. Sempre, a cada consulta, as crianças devem ter seu crescimento e seu desenvolvimento avaliado. Crescimento é o ganho de peso e altura, e o desenvolvimento é qualitativo, significa aprender a fazer coisas, evoluir, tornar-se independente e geralmente é um processo contínuo.

O pediatra é a pessoa mais indicada para orientar os pais em relação à saúde de seus filhos, por isso é importante o pediatra conhecer o seu filho. É muito importante que os pais possam estabelecer uma relação de mútua cooperação com o seu pediatra, tendo alguém de confiança a quem recorrer nos casos de dúvidas, para o seguimento preventivo do crescimento e do desenvolvimento de seu filho; e, nos casos de doença, alguém habilitado para ajudar a cuidar adequadamente de seu filho.

As consultas de puericultura devem ser mensais nos primeiros dois anos da criança.

Você pode escolher seu pediatra antes mesmo do bebê nascer! Faça uma consulta pré-natal, para conhecê-lo e peça uma visita dele ainda na maternidade, para que possa orientar a amamentação, tirar suas dúvidas iniciais e já conhecer a família.

O recém-nascido deve ir ao pediatra até os 7 dias de vida, para que seja avaliado como está indo o aleitamento, o ganho de peso, o crescimento, entre outras coisas. Se tudo estiver dentro do esperado, com 1 mês deve-se ter a segunda consulta. A partir daí, sugerimos que as consultas para acompanhamento normal da criança seja mensal até os 2 anos de vida.

Sempre esclareça suas dúvidas com o pediatra! Não fique com dúvidas.

Hábitos saudáveis geram cidadãos saudáveis. É importante estimular a alimentação saudável, a atividade física e a prática de esportes desde a infância.

As leituras também devem ser estimuladas, pois são uma ótima forma de aprender e um hábito que traz cultura!

E aí, mamães e papais? Entenderam a importância da puericultura? A criança precisa de um atendimento diferenciado. Não pode ir ao médico só quando está doente. Precisa ser acompanhada quando saudável também. É esse acompanhamento que orienta, tira dúvidas, previne doenças e detecta precocemente problemas que podem ser resolvidos quando identificados.

A Dra. Eucilene Kássya é pediatra e escreve sobre temas de sua área para o Diário de Quixadá. Em Quixadá, atende na Clinimagem. Em Baturité, atende na Clínica Integrada Dr. Alan Oliveira. 


Compartilha:

Veja Mais