UPA de Quixadá realizou mais de 72 mil atendimentos em 2019 e encara desafios para 2020

UPA de Quixadá realizou mais de 72 mil atendimentos em 2019. (Foto: Jândreson Gomes/DQ)

A Unidade de Pronto Atendimento de Quixadá (UPA-24 horas) é, provavelmente, o mais importante equipamento de saúde do município. A unidade faz parte da Rede de Atenção às Urgências. De fato, é para lá que vai a maior parte daqueles que procuram atendimentos médicos, quer em razão de doenças, quer em razão de socorro imediato, por exemplo, por causa de acidentes.

No ano de 2019, de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Quixadá, a UPA realizou mais de 72 mil atendimentos, mais do que os 60 mil do ano anterior.

A capacidade para atender mais pacientes aumentou desde a implantação, por parte do município, de um moderno sistema de informatização que permite armazenamento eficiente de dados dos pacientes atendidos, controle de estoque e de outros insumos. Por causa deste sistema, os profissionais podem acompanhar melhor o histórico de cada paciente, acessando informações precisas sobre consultas, diagnósticos e exames anteriores.

A UPA tem sido, vez após vez, alvo de ataques por parte de agentes políticos de oposição ao governo municipal, que insistem em diminuir seu valor e  em falar mal do serviço que ela tem prestado. Este serviço, inclusive, não se resume apenas a Quixadá, como deveria, mas inclui até mesmo pessoas de outros municípios que procuram o local para receber atendimentos que não são oferecidos em seus locais de moradia.

Para 2020, o desafio da UPA de Quixadá é continuar se modernizando, ampliando sua capacidade de atendimento e garantindo aos usuários do Sistema Único de Saúde acesso a serviços essenciais.

Importante conquista que vai facilitar o acesso da população à UPA em Quixadá são as obras da rodovia para Dom Maurício. Em parceria com a prefeitura local, o governo do Estado inclui no projeto o alargamento e pavimentação do trecho entre o Ginásio Governador Gonzaga Mota até o Residencial Rachel de Queiroz. Os trabalhos estão em plena execução e vão facilitar o tráfego na área estratégica de acesso à UPA.


Compartilha:

Veja Mais