Tristeza: Técnica de enfermagem que sofreu AVC em Quixadá tem morte cerebral confirmada

Ilana Carneiro teve morte cerebral confirmada na madrugada desta terça-feira, 30.

A técnica de enfermagem Ilana Carneiro, 30 anos, que trabalhava no hospital Eudásio Barroso, em Quixadá, infelizmente teve morte cerebral confirmada na madrugada desta terça-feira, 30. Ela estava internada desde a semana passada, quando sofreu acidente vascular encefálico hemorrágico em grande extensão.

Após o incidente, o quadro de saúde da profissional piorou rapidamente. Ela passou a respirar com ajuda de equipamentos médicos.

Amigos e familiares se uniram numa grande corrente de orações por sua recuperação. Depoimentos nas redes sociais mostraram que Ilana era uma profissional querida pelos colegas de trabalho. O que aconteceu com ela, ainda mais por se tratar de uma pessoa jovem, abalou a comunidade da área da saúde em Quixadá.

Ilana era casada e deixa dois filhos, um menino e uma menina, que nasceram gêmeos.

Não divulgamos a informação mais cedo porque estávamos esperando, primeiro, que os familiares tomassem conhecimento pelos meios adequados.

O DQ se solidariza com a família e amigos de Ilana Carneiro e com todos os profissionais de saúde de Quixadá.

Mais mulheres jovens estão morrendo por AVC no Brasil

A partir de dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), é possível notar um crescimento exponencial na quantidade de mortes por AVC entre as mulheres, principalmente a partir de 2010 – justamente o oposto do que vem acontecendo com os homens.

Veja abaixo o acompanhamento feito entre os anos de 2010 e 2015, mostrando a tendência de aumento de casos de AVC entre as mulheres brasileiras.

À esquerda, o número de homens e mulheres que morreram em decorrência de AVC. Embaixo, os anos em que tais números puderam ser observados. (Divulgação/SAÚDE é Vital)

Popularmente conhecidos como derrames, os acidentes vasculares cerebrais são atualmente os principais responsáveis por incapacidade ao redor do globo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O AVC em pessoas jovens, aquelas com menos de 45 anos, usualmente não é decorrente das mesmas causas que o AVC tradicional em idosos. Nos mais velhos a hipertensão arterial, diabetes mellitus, tabagismo, colesterol alto e problemas do coração são os principais fatores de risco para o problema. Já nos jovens, uma série de doenças, muitas vezes raras, aparecem como a possível causa do AVC, por exemplo: vasculites como o Lupus Eritematoso Sistêmico, trombofilias e infecções. Assim, a pesquisa para a possível causa de um AVC em jovens versus idosos é bastante diferente.

Uma observação importante diz respeito ao fato de encontrarmos pessoas cada vez mais jovens tendo AVC pelos mesmos fatores de risco que as de maior idade, ou seja, são jovens obesos, hipertensos, com colesterol alto e que têm os fatores de risco tradicionais para o acidente vascular cerebral.


Compartilha:

Veja Mais