Treze estádios cearenses não poderão receber jogos a partir do dia 13 de abril, aponta MPCE

Treze estádios cearenses não poderão receber jogos a partir do dia 13 de abril, aponta MPCE.

Treze estádios cearenses não poderão receber jogos a partir do dia 13 de abril, aponta MPCE.13 estádios cearenses não poderão receber jogos de competições organizadas pela Federação Cearense de Futebol (FCF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a partir do dia 13 de abril em virtude de estarem com os Laudos de Engenharia e de Prevenção e Combate a Incêndio vencidos. A informação é do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O órgão deu até o dia 12 de abril para que os laudos sejam encaminhados ao MPCE pela Federação Cearense de Futebol (FCF), sob pena de não liberação das praças esportivas para a realização de jogos.

Conforme o Nudtor, estão com os Laudos de Combate a Incêndio vencidos os estádios Abilhão (Quixadá), Bandeirão (Limoeiro), Domingão (Horizonte), Elzir Cabral (Fortaleza), Geraldão (Brejo Santo), Inaldão (Barbalha), João Ronaldo (Pacajus), Jumelão (Crateús), Presidente Vargas (Fortaleza), Moraisão (Maranguape), Mouraozão (Nova Russas), Raimundo de Oliveira (Caucaia) e Romeirão (Juazeiro do Norte). Dentre as praças esportivas com os Laudos de Engenharia vencidos estão Bandeirão (Limoeiro), Elzir Cabral (Fortaleza), Geraldão (Brejo Santo), Jumelão (Crateús), Presidente Vargas (Fortaleza), Moraisão (Maranguape), Morenão (Iguatu) e Romeirão (Juazeiro do Norte).

Por outro lado, estão com estes documentos em dia os estádios Castelão (Fortaleza), Junco (Sobral), Perilão (Itapipoca) e Mirandão (Crato). Cabe ressaltar que, em virtude da pandemia, o MPCE não está exigindo os Laudos de Segurança e Vigilância Sanitária, devido à ausência de público nas praças esportivas. Os documentos, contudo, voltarão a serem cobrados quando a possibilidade de retorno dos torcedores aos estádios existir.

Vale lembrar ainda que o Nudtor expediu, no dia 24 de fevereiro de 2021, uma Recomendação para que a FCF apresentasse, em até 45 dias, os Laudos de Engenharia e de Prevenção e Combate a Incêndio de todos os estádios em que estão havendo jogos de competições promovidas pela Federação. O prazo se encerra, justamente, no dia 12 de abril.

Testes de Covid-19 

No documento, o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) também recomendou que a FCF informasse ao MPCE se estavam sendo feitos, regularmente, a testagem de Covid-19 em todos os atletas e comissões técnicas dos clubes participantes de competições organizadas pela Federação.

Em resposta, a FCF ressaltou que vem seguindo integralmente o disposto nos Decretos do Governo do Estado do Ceará, realizando às suas custas os testes de todos os atletas antes mesmo do início dos campeonatos. Conforme a Federação, de 21 de junho de 2020 até 15 de março de 2021, foram realizados 1.196 testes de Covid-19 do tipo RT-PCR. Deste total, 71 (5,9%) deram positivo e 1.125 (94,1%) tiveram resultado negativo.


Compartilha:

Veja Mais