Toma lá dá cá: Ou Ricardo Silveira se ajoelha para Domingos Neto ou será demitido da Funasa; entenda

Toma lá dá cá: Ou Ricardo Silveira se ajoelha para Domingos Neto ou será demitido da Funasa

Não será surpresa se o médico quixadaense Ricardo Silveira e as mídias ligadas às suas ambições políticas, aparecerem nos próximos dias divulgando o nome do Deputado Federal Domingos Neto (PSD).

Está em jogo a superintendência da Funasa no Ceará. A gente explica.

Ricardo Silveira ganhou a superintendência da Funasa do então senador Eunício Oliveira (PMDB) como prêmio de consolo por sua derrota eleitoral em 2016. O cargo federal também serviria como vitrine para sua imagem política, com foco nas eleições de 2020.

Eunício Oliveira, que deu a Funasa a Ricardo Silveira, durante posse no órgão.

Quando Eunício perdeu as eleições de 2018, Ricardo Silveira saiu do PMDB e se desligou da imagem do senador derrotado. Para manter o emprego na Funasa, passou a se aproximar de bolsonaristas cearenses, tais como o presidente do PSL, Heitor Freire, que o manteve no cargo durante a mudança de governo. Até divulgou fotos nas redes sociais ao lado de Bolsonaro. Tem se segurado na Funasa aos trancos e barrancos.

Ricardo Silveira, diante dos resultados da eleição de 2018, quando Eunício perdeu para o senado, correu para os braços de Heitor Freire, do PSL de Bolsonaro.
Com a derrota de Eunício Oliveira para o senado, Ricardo Silveira se move em direção ao bolsonarismo. Em jogo a superintendência da Funasa no Ceará.

Agora, Ricardo Silveira pode ter que se ajoelhar para outra figura para se manter na Funasa.

Para aprovar a reforma da previdência em segundo turno, o que deve acontecer em agosto, o governo Bolsonaro, além de liberar emendas parlamentares, colocou no balcão de negociação os cargos federais no Ceará. Um deles é a superintendência da Funasa.

Os 11 cearenses que votaram a favor da reforma se reuniram e distribuíram entre si os órgãos que cada um deve apadrinhar. Ou seja, quem ficará com os cargos de direção e superintendência e, consequentemente, os cargos comissionados.

O Diário do Nordeste, em matéria veiculada nesta segunda-feira, 15, revelou que Domingos Neto deve indicar a superintendência da Funasa. O órgão tem 78 servidores e é cobiçado pelos políticos por ser o responsável pela construção de sistemas de abastecimento de água – que incluem poços profundos. A ideia é que, no meio da “luta” contra a seca, pingue um voto aqui e outro acolá.

Domingos Neto, provável novo chefe do médico Ricardo Silveira.

Na Funasa, Ricardo Silveira tem feito praticamente comícios por ocasião da perfuração de poços. Depois, as mídias de sua família divulgam tudo, até não poderem mais, em Quixadá.

A situação é simples: se não quiser ser demitido da Funasa, Ricardo Silveira já sabe quem será seu novo chefe político. Domingos Neto vem aí. É o velho “toma lá dá cá”.

Por outro lado, pode ser que Domingos Neto considere um quadro mais técnico e já tenha outro nome definido para o órgão. Em Quixadá, os votos que Ricardo Silveira tem são votos de oposição a Ilário Marques (PT). E, mesmo assim, a oposição está dividida. O advogado Sérgio Onofre, a novidade na disputa de 2020, promete se tornar uma opção mais moderada e racional para quem não quer votar apenas contra o petista.


Compartilha:

Veja Mais