Taxistas resistem a medida que visa oferecer vagas a deficientes e idosos e bloqueiam ruas no Centro de Quixadá

Polícia Militar foi acionada para desbloquear via ocupada por taxistas no Centro de Quixadá.

Uma manifestação promovida por taxistas bloqueou o trânsito na Rua Basílio Pinto, bem na parte mais movimentada do Centro de Quixadá, na manhã desta segunda-feira, 20.

Os taxistas foram surpreendidos quando chegaram ao local onde costumam estacionar seus veículos e encontrarem uma placa reservando o espaço apenas para idosos e deficientes. Eles alegam que já trabalham ali há cerca de 15 anos. Dizem que a medida foi imposta sem nenhum diálogo prévio e solicitam ao chefe do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), o secretário Higo Carlos, que ofereça alternativas antes de impor a mudança.

Como reação, os taxistas fecharam a Rua Basílio Pinto, o que gerou muita confusão no trajeto. A polícia Militar foi acionada e negociou a desobstrução da via. Os taxistas foram recebidos pelo secretário Higo Carlos assim que o protesto chegou ao fim. Eles prometem voltar a protestar caso uma solução viável não seja oferecida.

Por outro lado, populares afirmaram ao Diário de Quixadá que consideram a medida do DMT como boa. Dizem que, por vezes, ao tentarem atravessar de uma calçada para outra (da loja Danilo Esportes para a loja Atrativa, por exemplo), precisam disputar espaço com carros e motos na rua, já que os taxistas estacionam seus veículos extremamente próximos uns dos outros, às vezes em coluna dupla, fechando espaço de trânsito para os pedestres e diminuindo até mesmo o espaço de circulação na própria pista.

Eles afirmam, porém, que a medida imposta pelo DMT não foi precedida por adaptação das calçadas para os deficientes. Um cadeirante, por exemplo, não consegue subir na calçada sem uma rampa. “De que servirá, então, colocar uma placa dizendo que ali é para um deficiente?”, perguntava um popular durante o protesto.


Compartilha:

Veja Mais