Sindicato afirma que salários de dezembro não ficaram atrasados em Quixadá

Neiva Esteves, presidente do Sindsep.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá e Região (Sindsep), Neiva Esteves, afirmou na manhã desta sexta-feira (15), em entrevista à rádio Meio Norte FM, que os salários de dezembro de 2020 não ficaram atrasados em Quixadá.

Para a sindicalista, a pasta da saúde recebe o mês de dezembro até 10 de janeiro, isto por causa da dinâmica de captação de recursos da pasta, que não permite à gestão pagar dentro do mês. Nos anos anteriores, a pasta era paga até o dia 10 do mês seguinte. Ela revela que a administração Ricardo Silveira já recebeu recursos suficientes para pagar o salário de dezembro dos servidores que, desde o dia 10 de janeiro, está, de fato, atrasado.

Neiva também explicou que alguns servidores credenciados tiveram pagamentos atrasados do mês de novembro de 2020, por causa da diminuição de repasses federais específicos. Mas disse não ver motivos para parcelar pagamentos em 12 vezes, como propõe Ricardo Silveira.

Na educação, a diminuição de repasses do Fundeb em 2020 impediu o fechamento da folha em dezembro, mas a nova administração já recebe complementação de recursos no início deste ano e, portanto, não há que se falar em parcelamento de 12 vezes.

A sindicalista ainda lembrou que, assim como nas empresas particulares, a lei permite que o pagamento do mês anterior seja feito até o dia 5 do mês seguinte pela prefeitura.

Assembleia de servidores públicos da educação e saúde decidiram entrar em greve caso a administração Ricardo Silveira não pague o salário de dezembro em, no máximo, duas parcelas, e começando já em janeiro. Diferente do embate superficial das redes sociais e da troca de farpas entre torcedores da política partidária local, os servidores sabem que a prefeitura tem condições de quitar dezembro sem precisar recorrer ao absurdo de parcelar salários em 12 vezes.


Compartilha:

Veja Mais