Show pirotécnico em Quixadá usará fogos de artifício sem barulho de explosões em respeito aos animais

Show pirotécnico em Quixadá usará fogos de artifício sem barulho de explosões em respeito aos animais.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, determinou que o show pirotécnico na virada do ano, tradicionalmente executado no topo da Pedra do Cruzeiro, incluirá apenas fogos de artifício sem o barulho de explosões. Pela primeira vez, jorrões com estampido e bombas semelhantes serão descartados. O espetáculo vai ser apenas luminoso.

Vale ressaltar que não existem fogos de artifício completamente silenciosos. Mesmo os fogos sem rojões com estampidos e outras explosões ainda produzem certa quantidade de ruídos por causa dos dispositivos de liberação do material luminoso. Mesmo assim, a significativa diminuição do barulho é suficiente para evitar danos.

A medida, que teve incentivo também do secretário de turismo, Pedro Baquit, atende desejo de quixadaenses preocupados com seus animais de estimação. Todos os anos há relatos de cães e gatos que fogem de casa durante as explosões dos fogos de artifício. Por terem a audição mais apurada que os seres humanos, os cães são especialmente mais sensíveis aos altos níveis de barulho. Alguns infartam e morrem, trazendo imensa tristeza para uma ocasião que deveria ser apenas de alegria e esperança.

A decisão por fogos sem barulho de explosões também pretende evitar transtornos para idosos, crianças e pessoas com deficiência que podem sofrer efeitos colaterais causados pelos ruídos intensos.

Curiosamente, em Quixadá ainda não existe legislação municipal sobre o assunto. A iniciativa pode ser proposta pelo Poder Executivo, pelos eleitores e mais rapidamente pelos próprios vereadores.

No início de dezembro, o radialista Amadeu Filho escreveu no Facebook uma carta aberta ao prefeito Ilário Marques. Nela havia a solicitação pela realização de show pirotécnico com fogos de artifício sem barulho. A carta foi compartilhada por dezenas de pessoas com o mesmo pedido. Veja abaixo.

Resposta do prefeito:


Compartilha:

Veja Mais